Você está lendo...
Detran-SP colocará rótulos em bebidas alcoólicas para alertar motoristas
Notícias

Detran-SP colocará rótulos em bebidas alcoólicas para alertar motoristas

Campanha do Detran-SP começa nesta sexta (17) e abre a Semana Nacional de Trânsito, que terá várias ações para conscientização dos condutores

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

17 de set, 2021 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Detran
Operação Direção Segura Integrada terá início nesta sexta-feira (17) em São Paulo
Crédito:Detran-SP/Divulgação

Desde que o uso do bafômetro se difundiu no Brasil, os policiais costumam ouvir algumas desculpas esfarrapadas de motoristas flagrados no teste que detecta a ingestão de alcoólicos. Frases como "engoli enxaguante bucal" e "comi um bombom de licor" se tornaram clássicos. E o Detran-SP vai usar essas justificativas toscas em uma campanha de conscientização.

Entre os dias 18 e 25 de setembro, acontece a Semana Nacional de Trânsito. E o Detran fará ações em todo o Brasil. Afinal, os altos índices de acidentes e mortes envolvendo o consumo de álcool preocupam. Só entre janeiro de 2019 e julho de 2021, o Estado de São Paulo registrou 12.470 acidentes e 892 óbitos de condutores com suspeita de embriaguez. Deste total, 378 mortes, ou 42,3% dos óbitos, aconteceram nos finais de semana, durante a noite. Ou seja, há uma relação direta de direção e consumo de álcool. Os dados são do Infosiga.

Detran
Detran-SP/Divulgação

Publicidade


Por isso, o Detran-SP retoma, a partir desta sexta-feira (17), a Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Esta ação integra equipes do Detran-SP e das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Dirigir sob a influência de álcool e recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas, e constam nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pena rende multa de R$ 2.934,70. Em casos de reincidência no período de 12 meses, o valor dobra. Ou seja, sobe para R$ 5.869,40. E tem a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Rótulos Indesculpáveis e Boneco no Boteco

A primeira campanha educativa do Detran-SP será nesta sexta-feira (17), às 21h30, no Bar do Léo. O estabelecimento fica na Rua Aspicuelta, 578, no bairro Vila Madalena, zona Oeste da capital paulista. Lá, os visitantes encontrarão dummies (bonecos usados em testes de colisão), bem como rótulos diferentes em garrafas de bebidas alcoólicas.


Detran
Detran-SP/Divulgação

Chamados de "Rótulos Indesculpáveis", eles estamparão, portanto, as "desculpas esfarrapadas" dadas na hora do teste do bafômetro. Já a ação "Boneco no Boteco" colocará dummies posicionados às mesas, como se estivessem bebendo. Ao lado de cada um deles haverá um totem com a mensagem: "Você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção". Dessa forma, o Detran-SP espera impactar os motoristas.

O diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, lembra que "quem dirige após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros e das pessoas à sua volta". Segundo ele, a bebida faz o condutor perder reflexo, campo de visão e reação, além de tomar decisões imprudentes. "Se beber, nunca dirija", enfatiza.




Também para motos

Motociclistas são as maiores vítimas do trânsito em relação aos óbitos. Um estudo do Infosiga, de julho deste ano, aponta crescimento de 45,5% nos acidentes de trânsito entre motociclistas na pandemia. De acordo com os dados, entre abril de 2020 e junho de 2021, o número de ocorrências saltou de 4.877 para 7.097 casos. Já em relação a óbitos, houve aumento de 13,5%. Foram 133 fatalidades em abril de 2020 ante 151, em junho de 2021.

motos
Ayrton Vignola/Estadão

Para oferecer condições mais adequadas de trabalho à categoria - e reduzir, assim, os acidentes - o Detran-SP fará nova edição do Programa Motofretista Seguro. A ação começou em 2020.


Pitstop

O Pitstop Salva Vidas acontecerá neste sábado (18), no Sambódromo do Anhembi (zona Norte da capital), entre 9h e 16h. O tema é: "No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas". O evento reunirá atividades ao longo de sete dias. O objetivo, dessa forma, é conscientizar os profissionais. Haverá atrações como demonstração de técnicas de frenagem segura. E como evitar o ponto cego, por exemplo. A proposta é de autoria da Honda e Yamaha. O local terá troca de óleo gratuita para os visitantes.

A Abraciclo, associação das fabricantes de motos no País, promoverá atividades com os condutores de motos. Dessa forma, haverá abordagem de quesitos como segurança, esclarecimentos de dúvidas técnicas sobre pilotagem defensiva, manutenção e legislação. A expectativa é reunir 4.000 motofretistas - as inscrições estão abertas neste link.

Questão de educação

Conforme o estudo do Infosiga, a taxa de mortalidade em acidentes com suspeita de embriaguez é de 7%. Mas a taxa geral de mortalidade no estado é de 3%. Em síntese, dirigir sob efeito de álcool aumenta em 2,5 vezes a chance de morte em um acidente.


Pixabay

De acordo com Roberto Douglas Moreira, presidente da Associação dos Médicos do Detran do Estado de São Paulo (AMDESP Brasil), e da Associação de Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito do Brasil (Ampetra), a educação no trânsito é o único caminho para evitar mortes e acidentes provocados por embriaguez.

"É necessário que os jovens tenham cada vez mais treinamentos e orientações sobre os perigos de misturar álcool e direção. Os médicos e psicólogos de trânsito credenciados pelo Detran-SP estão atentos para melhorar esses dados e ajudar a salvar vidas no trânsito", enfatiza o especialista.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião