
Leandro Alvares
O processo não é tão rápido quanto ir a uma revendedora de automóveis e comprar de imediato um modelo seminovo. No entanto, consumidores sem pressa podem conseguir fechar negócios interessantes em leilões de veículos. A maioria dos carros oferecidos tem boa procedência e o desconto em relação à cotação de um usado equivalente é, em média, de 30%. Mas há casos ainda mais vantajosos para o bolso.
Na semana passada, um Chevrolet Celta Life 1.0 duas-portas 2006/2007 teve R$ 8.800 como maior lance na Freitas Leilões (www.freitasleiloesonline.com.br). São 42,1% abaixo do valor cotado na pesquisa de usados publicada no Jornal do Carro às quartas-feiras e domingos.
“Todos os veículo possuem uma procedência, que é informada aos participantes do leilão. A maioria dos produtos pertenceu a empresas que renovam suas frotas, seguradoras que vendem modelos sinistrados ou furtados e financeiras que negociam carros cujos débitos não foram quitados pelo proprietário”, explica o leiloeiro Sérgio Villa Nova de Freitas, da Freitas Leilões.
Os eventos ocorrem nos pátios das leiloeiras, em endereços divulgados em seus respectivos sites. “Divulgamos o lote de carros que será leiloado na internet e abrimos o pátio um dia antes para que as pessoas possam conferir de perto os modelos”, acrescenta Freitas. Os veículos ficam com as portas e capô abertos para serem avaliados. “Só não é possível ligar o carro. Por isso, aconselhamos o interessado a levar seu mecânico ou funileiro de confiança para fazer uma análise mais minuciosa do bem”, destaca o leiloeiro Moacir De Santi, da Sodré Santoro www3.sodresantoro.com.br).
Outra dica importante, segundo De Santi, é fazer pesquisa quanto à procedência da leiloeira, consultando o site e visitando a empresa para assegurar-se de sua idoneidade. Freitas aconselha uma análise prévia do produto desejado. “Pesquise antes o valor de mercado e cotação de preço dos modelos escolhidos. Faça o cálculo das despesas obrigatórias, como a documentação, e defina um valor máximo para o seu lance”, afirma.
Gastos. Além do valor do arremate, que deve ser quitado à vista, o comprador terá outras despesas. “É preciso pagar uma taxa de 5% do lance para o leiloeiro e outra administrativa no valor de R$ 300”, diz Freitas. “Os carros de financeiras estão, normalmente, com a documentação em dia. Isso inclui IPVA, licenciamento, multas quitadas e até o Seguro Obrigatório (DPVAT). Mas a transferência do documento fica por conta do novo proprietário”, alerta o leiloeiro De Santi.
Em caso de eventuais problemas com o veículo, as leiloeiras não oferecem garantia ao arrematador. “Nesse caso, o cliente deve buscar a origem do bem. Se pertencia a uma financeira, esta deverá arcar com os custos”, explica Freitas.
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