Dicas para evitar furto do estepe

Usar parafusos especiais e não deixar carro na rua reduzem risco de perder o quinto pneu. Segundo especialista, correntes e cadeados podem causar outros tipos de problema. As peças metálicas enferrujam e, na hora de abrir, o trabalho pode é redobrado

Por 07 de set, 2012 · 4m de leitura.

BELISA FRANGIONE

Dos itens do carro, o pneu estepe foi um dos principais alvos de furtos no País em 2011. O motivo seria a facilidade em revender o conjunto, que tem custo relativamente alto, segundo Daniel Capeloza, diretor de marketing da Carglass, empresa que encomendou uma pesquisa para saber quais são os componentes que mais atraem os ladrões.


O analista de sistemas Eduardo Aguiar conhece bem esse drama. Seu Peugeot 206 teve o quinto pneu furtado três vezes. Uma delas aconteceu no estacionamento do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Nas outras duas o carro estava na rua.

“Como o estepe do Peugeot fica debaixo do carro, eu só notava o furto quando começava a rodar, ao ouvir o barulho do suporte arrastando no chão”, conta Aguiar. Para evitar novas dores de cabeça, ele passou a guardar o pneu no porta-malas.

Há casos em que os bandidos quebram os vidros e violam o miolo da fechadura do porta-malas, como aconteceu com o Honda Civic do analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), Alessandro Rubio.


Ele afirma que não há uma forma 100% segura de evitar o furto. “O ideal é, sempre que possível, deixar o carro no estacionamento.” Ele recomenda que, ao pegar o veículo, o motorista confira se o estepe continua lá.

Donos de modelos com pneu sobressalente do lado de fora, como Volkswagen CrossFox, Ford EcoSport e Fiat Idea Adventure, por exemplo, chegam a usar correntes e cadeados para evitar (ou ao menos dificultar) furtos.

Mas essa prática pode causar outros tipos de problema. “Com exposição ao tempo, as peças metálicas enferrujam e, na hora de abrir, o trabalho pode ser redobrado”, lembra Rubio. De acordo com ele, a melhor solução são os parafusos antifurto, que possuem chave específica.


Na MercadoCar (2206-5000), na zona norte, o kit com quatro parafusos parte de R$ 41,90.

A Carglass (2699-7699) oferece o Plexi-Glass, acrílico para ser usado no lugar do vidro enquanto o motorista espera a chegada da peça. Esse serviço é gratuito.

(Quer dirigir um Audi R8 e ganhar ingressos para camarote VIP para a 6 Horas de São Paulo? Participe do concurso cultural “Minha Paixão por carro”. Saiba como em https://www.facebook.com/JornaldoCarro)