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Diretor da GM fala sobre carro elétrico
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Diretor da GM fala sobre carro elétrico

Há oito anos na diretoria de Sistemas Elétricos da Chevrolet, o engenheiro Plínio Cabral Júnior falou com exclusividade ao JC sobre o desenvolvimento do Volt e as possibilidades de propulsão por meio de energias renováveis

15 de ago, 2011 · 6 minutos de leitura.

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 Diretor da GM fala sobre carro elétrico

MARCELO FENERICH

A Chevrolet deu início à VoltXpedition, maratona que passará por várias cidades do País para mostrar o carro elétrico Volt e possibilidades de propulsão por meio de energias renováveis. Há oito anos na diretoria de Sistemas Elétricos da GM, o engenheiro Plínio Cabral Júnior falou com exclusividade ao JC sobre o desenvolvimento desse tipo de veículo.

Qual é a melhor forma de utilizar um veículo elétrico?
No caso do Chevrolet Volt, que tem autonomia estendia, não há restrições para o uso. O motorista pode rodar até 80 km com energia das baterias de íons de lítio e mais 480 km com a produzida pelo motor-gerador.

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É possível reduzir o tempo necessário para a recarga das baterias, especialmente em tomadas de 110 Volts?
O tempo de recarga é bem menor ao utilizar um carregador de parede de 220 Volts. Quando usamos o portátil de 110V, podemos escolher dois tipos de recarga dependo da instalação elétrica disponível: modo normal ou reduzido. No primeiro a recarga plena é feita em até oito horas (instalação com capacidade mínima de 15 ampères). No modo reduzido ela é feita em até doze horas (capacidade máxima de 10 ampères).

O tempo de recarga é um dos principais pontos negativos dos carros elétricos?
Para os elétricos em geral, sim. Mas não para o Volt, que tem autonomia estendida. É claro que esse é um dos desafios que a indústria tem vencer, além de reduzir o tamanho e peso das baterias.

Qual é o ciclo de vida das baterias de íons de lítio?
A do Volt tem duração estimada de dez anos ou 240 mil quilômetros. Nos Estados Unidos, onde o Volt é vendido, a Chevrolet oferece garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros para as baterias.


Tamanho tem a ver com a capacidade?
A capacidade de armazenar energia em um determinado espaço é muito menor em qualquer bateria do que em combustíveis líquidos. O tamanho da bateria é proporcional à autonomia desejada.

O desenho dos carros elétricos vai mudar?
Sim. Existem estudos, por exemplo, para colocar um motor em cada roda. Isso mudaria completamente o desenho do carro e alterações até na disposição dos ocupantes. Mas isso é futurologia.

Por que a maioria dos elétricos é grande e pesado?
Eles carregam mais peso que um carro normal. O Volt, por exemplo, tem dois motores (a unidade elétrica e a outra, geradora, a combustão), além da bateria. Para reduzir o fizemos peças de alumínio. Os estudos apontam para baterias ainda menores, mais leves e eficientes. Só para comparação, o sistema do Volt fornece a mesma energia que o do protótipo EV1 (de 2000), mas é cerca de 1/3 menor e mais leve


Outro problema é que há poucas estações de recarga.
Por isso criamos o Volt, um elétrico com autonomia estendida. Se a carga da bateria acaba o gerador fornecerá energia para rodar mais 480 quilômetros.

O preço dos elétricos vai cair?
Certamente. Assim como todas as novas tecnologias que chegaram ao mercado. O primeiro passo já foi dado, que é colocar o carro nas ruas. A produção em escala é um fator importante, além do desenvolvimento de tecnologias que irão ajudar a reduzir o custo de produção e o preço final.


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