A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial lançou em Brasília o projeto VEM DF, de compartilhamento de carros elétricos. O projeto teve parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu e o governo do Distrito Federal. Inicialmente, serão 16 Renault Twizy colocados a disposição dos servidores públicos da capital federal.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Por enquanto, apenas duas unidades já estão habilitadas para uso. Os Twizy serão usados pela Esplanada dos Ministérios e as sedes de órgãos administrativos do Distrito Federal. Segundo o governo do estado, os outros 14 Twizy serão integrados à frota circulante até o fim do ano.
Carros elétricos por aplicativo
Os usuários poderão reservar os veículos pelo aplicativ Mobi-e, desenvolvido em Itaipu. O sistema já é usado no programa de compartilhamento de veículos em Itaipu. A usina tem unidades do Twizy e de outros carros elétricos para uso interno. Como em Itaipu, os usuários de Brasília deverão poder acompanhar a localização, velocidade e carga de bateria dos carros em uso.
Os carros serão desbloqueados por meio de cartões dos funcionários cadastrados na plataforma. Os veículos serão recarregados em 35 estações instaladas em todo o Distrito Federal. A recarga será gratuita e aberta a usuários de qualquer carro elétrico ou híbrido plug-in da cidade.