Você está lendo...
Diversão motorizada
Notícias

Diversão motorizada

Conheça dez autódromos brasileiros para você levar seu carro ao limite

29 de nov, 2013 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Diversão motorizada

Alta velocidade e vias públicas passam longe de ser uma combinação ideal. Além da questão legal, há o risco de acidentes. Mas há uma forma segura e totalmente legal de levar o seu carro ao limite.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre automobilismo

Publicidade


Existem diversos autódromos no país. Essa é a boa notícia, afinal, nada melhor do que andar rápido com um carro em um ambiente feito para isso e com total segurança. A má notícia é que, ao contrário do que ocorre em boa parte dos autódromos europeus como o Nürburgring Nordschleife, você não poderá entrar com o seu carro livremente no local. Para andar, será necessário participar de um evento de track day, normalmente realizado por clubes espalhados pelo país e facilmente encontrados na Internet. Vamos, então, aos circuitos:

Velo Cittá
Trata-se de uma pista particular na cidade de Mogi Guaçu (SP). O espaço é utilizado para treinamentos e cursos de pilotagem, além de sediar a Mitsubishi Lancer Cup e outras competições. O circuito é um dos mais modernos do Brasil e é certificado pela FIA para provas de turismo. Além desses eventos, também são realizados track days no local.

Goiânia
Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), já sediou diversos eventos, incluindo etapas do Mundial de Motovelocidade. Atualmente, é usada para track days. Recentemente, o governo de Goiás anunciou uma reforma para revitalizar o local. O circuito possui diversas curvas de alta velocidade.


Interlagos
Principal autódromo brasileiro, Interlagos, em São Paulo, é famoso por receber anualmente o GP Brasil de Fórmula 1. Foi inaugurado em 1940, mas o traçado original foi revisto em 1989 para que a F1 voltasse ao país. O local é palco de diversos track days durante o ano, oportunidades para desbravar seus 4.309 metros.

Caruaru
Uma das poucas opções de autódromo no Nordeste, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), recebe eventos locais e, principalmente, a Fórmula Truck. Quem quiser se divertir na pista pernambucana, pode fazer isso participando de um track day organizado por clubes locais.

Londrina
Inaugurado em 1992, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR) tem pouco mais de 3 km de extensão. Já sediou provas de Stock Car, Fórmula 3 e Fórmula Ford. Também é palco de eventos realizados por clubes de track day.


Guaporé
O Autódromo Internacional de Guaporé, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado em 1969, ainda como uma pista de terra. O circuito mescla curvas longas e de alta velocidade com trechos mais lentos. Atualmente, é palco de uma etapa da Fórmula Truck e também de track days.

Velopark
Localizado no Rio Grande do Sul, é um complexo de atrações dedicado ao automobilismo. Conta com pistas de kart e, além do autódromo principal, há também um oval e uma pista para arrancadas. A própria administração do local organiza track days periódicos e também cursos de pilotagem.

Tarumã
Mais um autódromo localizado no Rio Grande do Sul, Tarumã já recebeu as principais categorias do país, como Stock Car e Fórmula Truck. Hoje, além de track days, são realizados no local campeonatos regionais e provas de arrancada.


Santa Cruz do Sul
Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o autódromo de Santa Cruz do Sul foi inaugurado em 2005 e possui um traçado moderno e bastante variado. Com corridas da Stock Car e da Fórmula Truck, ele também recebe uma variedade de eventos, de cursos de pilotagem a track days.

Deixe sua opinião