Você está lendo...
Divisão SVT, da Ford, completa 20 anos de 'veneno'
Notícias

Divisão SVT, da Ford, completa 20 anos de 'veneno'

Assim como as alemãs BMW (M) e Mercedes-Benz (AMG), a norte-americana Ford também tem a sua sigla mítica: SVT, de Special Vehicle Team, ou equipe de veículos especiais. É a divisão de preparação da marca, que comemora 20 anos da estreia de seus...

09 de set, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Divisão SVT, da Ford, completa 20 anos de 'veneno'

Assim como as alemãs BMW (M) e Mercedes-Benz (AMG), a norte-americana Ford também tem a sua sigla mítica: SVT, de Special Vehicle Team, ou equipe de veículos especiais, em português. É a divisão de preparação da marca, que comemora 20 anos da estreia de seus primeiros trabalhos: o Mustang SVT Cobra R e a F-150 SVT Lightning mostrados no Salão de Chicago (EUA) de 1992.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

A SVT havia sido formada no ano anterior como um apêndice do departamento de operações especiais (que também cuidava de competições). Sua missão era criar pequenas séries de veículos de alto desempenho.

Publicidade


Ford/Divulgação

O prato principal da SVT sempre foi o Mustang. Todas as gerações do modelo tiveram uma versão preparada desde que a divisão foi criada. E todas elas foram identificadas pelo nome Cobra, cujos direitos de uso a Ford havia adquirido ainda nos anos 1970 de Carroll Shelby.

A participação na SVT do lendário preparador e construtor texano, que morreu este ano, só teria início em 2001. Como consultor, ele ajudou a criar o GT e os novos Mustang, que passaram a ser chamados de Shelby Cobra.

A picape F-150 também recebeu atenção da divisão, que fez ainda versões envenenadas do Contour (Mondeo) e do Focus.


A SVT passou por momentos conturbados no fim dos anos 90 e na metade da década passada e esteve perto de ser fechada. Mas continua na ativa. Seu trabalho mais recente, feito em parceria com a Shelby, é o Mustang GT500 cujo V8 desenvolve 671 cv.

Deixe sua opinião