Você está lendo...
Documentário sobre Fangio estreia em março
Notícias

Documentário sobre Fangio estreia em março

Filme mostra a vida do ex-piloto argentino Juan Manuel Fangio, que iniciou a carreira na Fórmula 1 aos 39 anos e conquistou o título cinco vezes

Redação

28 de fev, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

juan manuel fangio
O argentino Juan Manuel Fangio ganhou cinco títulos de Fórmula 1 nos anos 50, numa época em que as corridas eram muito mais perigosas do que atualmente
Crédito:Reuters

Filmes sobre automóveis e personagens que fizeram história no automobilismo estão em alta. E a última boa notícia sobre o tema é o documentário sobre a vida do piloto argentino Juan Manuel Fangio, feito pela Netflix.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


 

“Fangio – O rei das pistas” estreia no dia 20 de março. O documentário foi produzido e filmado na Argentina, e mostra a saga do pentacampeão mundial de Fórmula 1.

De acordo com a Netflix, o filme “busca compreender o que levava os pilotos a arriscar suas vidas em carros que desenvolviam as mesmas velocidades que os atuais, mas com mínimas condições de segurança”.


O documentário é composto por imagens de arquivo e contou com o acervo de carros do museu que leva o nome do piloto, localizado em Balcarce, na província de Buenos Aires.



Fangio nasceu no dia 24 de junho de 1911, em Balcarce, na Argentina, e morreu em 17 de julho de 1995, em Buenos Aires.

Fangio dominou a Fórmula 1 nos anos 50

Seus cinco títulos na Fórmula 1 foram conquistados nos anos 50. O piloto estreou na categoria em 1950, aos 39 anos, e defendeu as escuderias Alfa Romeo, Maserati, Mercedes-Benz e Ferrari. Sagrou-se campeão em 1951, 54, 55, 56 e 57. Seu recorde de títulos só seria quebrado 46 anos depois, pelo alemão Michael Schumacher, que se tornou hexacampeão em 2003.


Nos anos 50, que marcou os primórdios da Fórmula 1, os carros já desenvolviam altas velocidades, mas eram inseguros. Não havia eletrônica, os pneus eram finos e os capacetes, feitos de couro, eram incapazes de resistir a choques.

Além do filme sobre Fangio, ultimamente carros foram temas de importantes filmes. No ano passado, pelo menos duas produções atraíram as atenções.

A principal foi “Ford vs Ferrari”, baseada em fatos reais. O filme retratou a batalha travada na pista de Le Mans, na França, nos anos 60 entre a Ferrari e a Ford.


Além dele, “Era uma vez em Hollywood” também deu grande destaque para automóveis. Embora o enfoque principal fosse a Hollywood de 1969, os carros acabaram tendo grande destaque.

Para retratar a Los Angeles dos anos 60, foram empregados mais de 500 carros de época nas filmagens. Dentre eles, o Cadillac Coupé DeVille 1966 tem grande protagonismo, por ser o carro do ator Rick Dalton, representado por Leonardo DiCaprio.


Deixe sua opinião