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Dodge prepara Charger SRT Hellcat para subir Pikes Peak, nos EUA
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Dodge prepara Charger SRT Hellcat para subir Pikes Peak, nos EUA

Charger SRT Hellcat foi especialmente desenvolvido para participar da prova de subida de montanha mais famosa do mundo

Redação

28 de jun, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Dodge Charger SRT Hellcat
O Dodge Charger SRT Hellcat Widebody teve preparação no motor 6.2 V8 e na suspensão
Crédito:Dodge/Divulgação

A Dodge preparou uma unidade do Charger SRT Hellcat para enfrentar a prova de Pikes Peak, no Colorado, EUA, neste domingo. O conceito chamado de Widebody (carroceria alargada) vai concorrer na categoria Exibição, na 97ª edição da corrida de montanha mais famosa do mundo.

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O motor 6.2 V8 com compressor foi especialmente desenvolvido para a prova. O desafio requer calibração específica porque, ao longo da subida, o ar vai ficando cada vez mais escasso. O compressor de certa forma compensa essa perda.

A Dodge não informa a potência do modelo de competição. No entanto, a versão de produção gera 717 cavalos e leva o carro a 313 km/h de máxima. A aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 milhas/hora) é feita em 3,6 segundos.


A prova de Pikes Peak é conhecida, não por acaso, como a "Corrida para as Nuvens". A subida tem 19,9 km e 156 curvas. O ar já é relativamente rarefeito no sopé da montanha, a 2.862 metros acima do nível do mar. Durante o percurso, ela sobe mais 1.440 metros, até alcançar 4.302 metros. No alto do pico, em junho, a temperatura pode ficar abaixo do ponto de congelamento.

"Quando você vê um Charger, você obviamente pensa 'muscle car', mas talvez não enxergue nele um competidor de Pikes Peak", diz Tim Kuniskis, responsável por veículos de passeio do grupo FCA. "Então, fizemos o que sabemos fazer: instalamos muita cavalaria, grandes pneus e grandes freios", continuou.


A suspensão foi recalibrada para suportar a carroceria na forte sequência de curvas de alta velocidade.

A Dodge garante que, apesar da preparação que o protótipo recebeu para a corrida, o Charger SRT Hellcat Widebody resguarda muitos itens do modelo de produção em série, caso das pinças de freio Brembo (seis pistões na frente e quatro atrás) e do câmbio automático de oito marchas.

O carro será pilotado por Randy Pobst, três vezes vencedor da "Corrida para as Nuvens".


Piloto brasileiro vai correr de moto

O piloto brasileiro Rafael Paschoalin vai participar da prova pela quarta vez, com uma motocicleta Yamaha MT-07, de produção nacional. Sua primeira participação no Pikes Peak foi em 2016.

No treino de classificação, o piloto da Yamaha Racing Brasil conquistou a primeira posição em sua categoria, além do sexto lugar na classificação geral. Ele corre na categoria de motos até quatro cilindros e cilindrada entre 501 e 850 cm3.


A MT-07 tem motor de dois cilindros, 689 cm3 e 74,8 cv. Pela primeira vez, uma motocicleta fabricada no Brasil disputará a competição.

No motor, as alterações ficaram restritas ao trabalho no cabeçote e remapeamento da injeção eletrônica. Filtro de ar (esportivo) e escapamento (substituído por um de maior vazão) também mudaram.

A suspensão dianteira ganhou fluido mais viscoso, para tornar o funcionamento mais rígido. A traseira recebeu um novo amortecedor, também com a finalidade de tornar a moto mais firme nas curvas.


A relação final de transmissão foi alterada, e o guidão original foi trocado por um da moto MT-03 – porém com a montagem invertida.

Para finalizar, suportes e pedaleiras, assim como a bomba de freio dianteiro, foram substituídos por outros, de competição. As rodas são do modelo R1M, e os pneus foram trocados por itens de competição, com composto mais macio e quase sem sulcos.

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