Os carros eletrificados (termo que contempla modelos híbridos e elétricos) ainda são uma pequena parte dos emplacamentos gerais de automóveis e comerciais leves no Brasil. Apenas 8%, De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em janeiro de 2025, esse tipo de veículo somou 12.556 unidades vendidas.
Mas antes de falar das vendas dos carros em si, cabe lembrar que há uma nova regra nessa conta. Modelos dotados de motores híbridos leves (MHEV) ficam de fora desse montante. De acordo com a nova metodologia da ABVE, seu baixo nível de eletrificação – sem tração elétrica e com motorização abaixo de 60V – não reduz consumo e emissões como os BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (veículos híbridos elétricos com recarga externa), HEV e HEV Flex (veículos híbridos com tração elétrica, mas sem recarga elétrica). Isso portanto, tornaria a comparação desleal.
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Segundo a ABVE, o ajuste no critério de classificação dos eletrificados decorre do entendimento de que a chegada ao mercado dos novos veículos híbridos MHEV de 12V, a partir de outubro de 2024, pode gerar uma distorção dos dados sobre o crescimento real da venda de veículos eletrificados no Brasil. “Tornou-se imperioso separar quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. A mudança foi precedida de uma análise atenta da literatura internacional e das normas nacionais aplicáveis”, explica Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
As tecnologias
“Em nosso entendimento, os MHEV de 12V a 48V, que até o ano passado representavam parcela pouco expressiva do mercado, podem aumentar significativamente sua participação nos próximos anos, substituindo os similares a combustão, ainda que, a rigor, não possam ser considerados veículos eletrificados”, afirma Bastos. Assim, as tecnologias que serão consideradas para definir um veículo eletrificado são:
- BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico;
- PHEV (Plug-in and Hybrid Electric Vehicle) – híbrido plug-in (com recarga externa);
- HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo híbrido sem recarga externa;
- HEV Flex – veículo híbrido sem recarga externa, com motor a combustão que pode ser abastecido a etanol ou gasolina, além do motor elétrico;
- Veículo elétrico movido a célula de hidrogênio.
![elétricos](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/07/18132841/Tecnologia-Ultium-inaugura-nova-era-de-eletricos-com-o-Blazer-EV-2.jpg.webp)
Números
Das vendas de janeiro, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia ficou assim:
- PHEV: 6.701 (53,4%)
- BEV: 3.700 (29,4%)
- HEV: 1.545 (12,3%).
- HEV Flex: 610 (4,9%)
- Total: 12.556
Pegando o ranking de carros elétricos vendidos no mês passado, a princípio, a BYD ocupa os dois primeiros postos da lista. Enquanto o Dolphin Mini lidera, com 1.725 unidades, o Dolphin vem logo atrás, com 510 emplacamentos. Quem completa o pódio é o GWM Ora 03, com 349 registros. Veja a lista, abaixo.
![BYD Dolphin europa](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/08/21003813/2_BYD-Dolphinedit.jpg-1160x773.webp)
1º) BYD Dolphin Mini: 1.725
2º) BYD Dolphin: 510
3º) GWM Ora 03: 349
4º) Volvo EX30: 255
5º) BYD Yuan Plus: 140
6º) BYD Seal: 93
7º) Volvo XC40: 89
8º) Renault Kwid E-Tech: 48
9º) Renault Kangoo E-Tech: 46
10º) Volvo C40: 44
Já na lista de híbridos, em síntese, – que agora exclui os híbridos leves -, quem também aparece no topo é a BYD. O Song Pro registrou 2.240 unidades. A segunda posição, entretanto, vai para o GWM Haval H6, com 1.766 emplacamentos. Em terceiro, por fim, mais BYD, com o Song Plus e seus 945 registros. Abaixo, a lista completa do top ten.
1º) BYD Song Pro: 2.240
2º) GWM Haval H6: 1.766
3º) BYD Song Plus: 945
4º) BYD King: 824
5º) GWM Haval H6 GT: 474
6º) Toyota RAV4: 333
7º) Toyota Corolla: 298
8º) Honda Civic: 285
9º) Toyota Corolla Cross: 278
10º) Volvo XC60: 153
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