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DS4 é bom, bonito e muito caro
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DS4 é bom, bonito e muito caro

Tião OliveiraA Citroën classifica o DS4, terceiro integrante da linha DS a desembarcar no País, como um carro “sensual e... leia mais

28 de fev, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 DS4 é bom, bonito e muito caro

Tião Oliveira

A Citroën classifica o DS4, terceiro integrante da linha DS a desembarcar no País, como um carro “sensual e arrebatador”. Assim como o DS3 e o DS5, o novato tem motor 1.6 turbo de 165 cv apenas a gasolina – o câmbio é automático de seis marchas e a tabela parte de R$ 99.990 – e, seguindo o DNA da família, agrada pela mecânica, acabamento, lista de itens de série e visual.

O desempenho é bom, assim como a quantidade e qualidade dos equipamentos a bordo. Entre os destaques, o hatch francês vem com bancos de couro em dois tons, faróis de xenônio autodirecionais, controles de tração e estabilidade, além de sistema multimídia com som e navegador GPS.

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Outro item bacana, normalmente presente em modelos de segmentos superiores, é o que elimina os “pontos cegos” nos retrovisores externos e identifica a aproximação de veículos. Os retrovisores externos têm LEDs que iluminam ao redor do carro à noite, por exemplo, e há um enorme para-brisa panorâmico.

Com 2,6 metros de distância entre os eixos, o DS4 oferece bom espaço para até cinco pessoas, embora atrás dois viajem melhor do que três.


E por falar em passageiros, incomoda o fato de as janelas de trás serem fixas – não podem ser abertas. Executivos da marca informam que essa solução foi adotada para privilegiar o desenho, uma vez que a maioria dos clientes circula com o ar-condicionado ligado.

Na prática, o carro ficou bonito, mas há uma clara sensação de que falta algo na área traseira. O porta malas, com capacidade de 359 litros, é menor que o do Peugeot 308, que tem o mesmo comprimento do modelo da Citroën.


Ao começar as comparações, tem início o martírio do DS4. Por preços mais baixos, há modelos maiores de várias categorias, como, por exemplo, o estreante sedã Ford Fusion 2.5 flex (confira avaliação nas páginas 10 e 11), o utilitário-esportivo Chevrolet Captiva, nas versões 2.4 (R$ 89.900) e V6 4×2 (R$ 96.600) ou a picape Volkswagen Amarok 2.0 turbodiesel cabine-dupla 4×2 (R$ 90.500) e 4×4 (R$ 98.607).

Dos hatches médios, o 308 traz o mesmo trem de força (na versão Feline THP), mas custa R$ 25 mil a menos. O acabamento do Peugeot é inferior, é verdade, mas ele também chega às lojas muito recheado.

Já um BMW 118i, com motor 1.6 turbo de 170 cv e câmbio automático de oito velocidades, parte de R$ 106.950. É, a vida do DS4 no Brasil não será nada fácil.


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