Comparativo

Duelo de SUVs compactos: Caoa Chery Tiggo 3X encara o Volkswagen Nivus

À venda por R$ 99.990, Caoa Chery Tiggo 3X Pro desafia o VW Nivus Comfortline de R$ 100.050 em pega de SUVs 1.0 turbo com câmbio automático

Tião Oliveira

21 de jul, 2021 · 7 minutos de leitura.

SUVs Tiggo 3X Nivus" >
Caoa Chery Tiggo 3X encara o Volkswagen Nivus no duelo de SUVs compactos com motor 1.0 turbo e câmbio automático
Crédito:Daniel Teixeira/Estadão

O Tiggo 3X é a nova aposta da Caoa Chery no segmento de SUVs. E a marca não está para brincadeira. Além do preço promocional a partir de R$ 94.990 (versão Plus), o utilitário compacto pode ser adquirido por meio de financiamento com juros mensais de 0,89% e pagamento da primeira parcela após seis meses da compra. No mesmo sentido, há seguro por preço fixo, independentemente do perfil do motorista.

Para saber do que o novato é capaz, comparamos sua versão de topo, Pro, tabelada a R$ 99.990, com o Volkswagen Nivus, que tem dimensões, porta-malas e mecânica parecidos, bem como preço a partir de R$ 100.050 na versão de entrada, Comfortline. E, por também ter mais equipamentos, garantia de cinco anos (três no VW) e até recompra assegurada na troca, o Tiggo 3X venceu o duelo entre os SUVs.

SUVs Tiggo 3X Nivus
Daniel Teixeira/Estadão

Começando pelo estilo ? embora esse fator seja muito pessoal ?, o Caoa Chery é mais moderno que o Nivus. Colabora com isso a grade em formato de colmeia, que parece flutuar. Bem como os faróis superiores, de LEDs e estreitos, que lembram os da Fiat Toro. Nas dimensões, os dois SUVs são parelhos. Enquanto o Tiggo 3X tem 8 cm a mais na altura, o Nivus é 7 cm mais comprido. Porém, a distância entre os eixos é só 1 cm maior.

Ou seja, o Caoa Chery trata melhor pessoas mais altas. Para quem vai atrás, a área para as pernas é igual nos dois. O porta-malas do Tiggo 3X tem 5 litros a mais que o do Nivus. Ou seja, a diferença é imperceptível.

SUVs Tiggo 3X Pro
Daniel Teixeira/Estadão

Acabamento e equipamentos

O Caoa Chery feito em Jacareí (SP) tem melhor acabamento. Embora sejam opções de entrada no segmento, no Tiggo 3X os revestimentos são mais caprichados e agradáveis ao toque. E há materiais de diferentes tipos de textura. No VW feito em São Bernardo do Campo (SP), reina o plástico duro.

Além disso, de série, o Caoa Chery vem com itens como monitor de pressão e temperatura dos pneus, e multimídia com tela de 9 polegadas (7? no Nivus) ? o carro das fotos desta página é da versão Highline, de R$ 114.650). Bem como abertura e fechamento de portas e rebatimento dos espelhos por aproximação, além de comando de climatização à distância.

SUVs Volkswagen Nivus
Daniel Teixeira/Estadão

O VW contra-ataca com ajuste automático do retrovisor direito ao engatar a marcha a ré e vidros dianteiros com sistema ?um toque?. Bem como três portas USB e seis alto-falantes (respectivamente, uma e quatro no Tiggo 3X). Além disso, só o VW tem air bags laterais dianteiros e do tipo cortina.

Entre as peculiaridades do Tiggo 3X está o botão físico que liga e desliga o sistema multimídia e pode controlar o volume do som. Posicionado próximo à alavanca de câmbio, gera um estranhamento inicial. Porém, logo o motorista se acostuma e a operação passa a ser intuitiva.

O VW pode ter tela de 10? sensível ao toque. Porém, esse recurso está em um pacote de opcionais que inclui frenagem automática e sai por R$ 4.130.
Nos dois modelos, dá para parear smartphones com sistemas Android Auto e Apple Carplay. Da mesma forma, em ambos o multimídia é fácil de usar.

Tiggo 3X Nivus
Daniel Teixeira/Estadão

Em movimento

Em comum, Tiggo 3X e Nivus têm motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas com turbo e tecnologia flexível. Além de câmbio automático. Porém, as respostas do trem de força talvez sejam a maior diferença entre os SUVs. Começando pelos números de desempenho ? com 100% de etanol. O tricilíndrico do Tiggo 3X, até então inédito no Brasil, gera 102 cv de potência e 17,1 mkgf de torque. No Nivus são, respectivamente, até 128 cv e 20,4 mkgf.

Tiggo 3X Nivus
Daniel Teixeira/Estadão
Continua depois do anúncio

Na prática, o Tiggo 3X é um carro pacato. Ou seja, as respostas são bastante previsíveis e estão longe de entusiasmar. Isso tem a ver com o câmbio CVT, que simula nove marchas e foca conforto e consumo. Em alguns momentos, a caixa mostrou ?indecisão?, sobretudo na cidade. Por sua vez, o conjunto do Nivus é empolgante. O câmbio automático de seis velocidades gerencia com maestria o bom fôlego do motor de três cilindros.

Em outras palavras, o Tiggo 3X é ?bem família?. Contribui com isso a ótima suspensão, que isola a cabine dos solavancos gerados por pisos ruins. Já o Nivus é um carro para quem gosta de dirigir, mas que sofre com a buraqueira. A suspensão, mais firme, chega a dar algumas batidas secas. Entre as vantagens, as três primeiras revisões do VW são grátis. Somadas, as do Caoa Chery custam R$ 1.609,86. Mas podem ser pagas em três vezes.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Caoa Chery Tiggo 3 Pro

4

4 de 5 possíveis

Acabamento

4.0

Câmbio

3.0

Conforto

4.5

Consumo

3.0

Desempenho

3.0

Equipamentos

4.5

Ergonomia

5.0

Espaço

4.0

Estabilidade

4.0

Estilo

5.0

Instrumentos

5.0

Manutenção

2.0

Motor

3.5

Porta-malas

4.0

Preço

4.0

Seguro

4.0

Suspensão

5.0

Usabilidade

4.0

Prós

  • Com vantagens na hora da compra e bem equipado, Tiggo 3X é um bom SUV familiar

Contras

  • Transmissão CVT simula 9 marchas, mas foca conforto e limita as respostas do motor

Volkswagen Nivus Comfortline 250 TSI

4.2

4.2 de 5 possíveis

Acabamento

3.5

Câmbio

5.0

Conforto

4.0

Consumo

4.0

Desempenho

5.0

Equipamentos

3.5

Ergonomia

5.0

Espaço

4.0

Estabilidade

4.5

Estilo

4.0

Instrumentos

4.0

Manutenção

4.0

Motor

5.0

Porta-malas

4.0

Preço

5.0

Seguro

3.0

Suspensão

4.0

Usabilidade

4.0

Prós

  • Motor e câmbio fazem conjunto muito bom, que responde de pronto aos comandos

Contras

  • Suspensão garante estabilidade, mas o Nivus sofre muito com as imperfeições das vias

Ficha Técnica

Caoa Chery Tiggo 3 Pro

Volkswagen Nivus Comfortline 250 TSI

Preço sugerido

R$ 99.990

Preço sugerido

R$ 100.050

Motor

1.0, 3 cil., 12V, turbo, flexível

Motor

1.0, 3 cli., 12V, turbo, flexível

Potência

102 cv a 5.500 rpm

Potência

128 cv a 5.500 rpm

Torque

17,1 mkgf a 1.750 rpm

Torque

20,4 mkgf a 2.000 rpm

Câmbio

Aut. CVT, simula 9 marchas

Câmbio

Automático, 6 marchas

Comprimento

4,2 metros

Comprimento

4,27 metros

Entre-eixos

2,56 metros

Entre-eixos

2,57 metros

Peso

1.298 kg

Peso

1.199 kg

Porta-malas

420 litros

Porta-malas

415 litros

Garantia

5 anos

Garantia

3 anos

Manutenção

R$ 490,60 (1ª); R$ 628,66 (2ª); 490,60 (3ª)

Manutenção

Primeiras três revisões grátis

Equipamentos de destaque

Airbags frontais, central multimídia de 9'', câmera de ré e controle de tração

Equipamentos em destaque

Seis airbags, central multimídia de 7'', câmera de ré e controle de tração

Seguro (cotações da Minuto Seguros; fone: 0800 773 3000*)

R$ 1.799 (Preço fixo independente do perfil)

Seguro (cotações da Minuto Seguros; fone: 0800 773 3000*)

R$ 1.979,04 (Azul Seguros) e R$ 2.336,38 (Porto Seguro) *Perfil: Homem, casado, 40 anos, morador do centro da capital paulista, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho.