O Renault Duster está enfrentando um momento ruim no mercado. Presença frequente no ranking dos mais vendidos, o modelo vem perdendo espaço desde o mês passado.
Até o dia 28 de junho, ele registrou apenas 705 unidades vendidas. Com isso, foi para a “lanterna” do segmento de utilitários-esportivos (SUVs) compactos.
Considerando apenas os SUVs pequenos, ele foi o décimo colocado. Modelos como Tracker e 2008 ficaram à sua frente.
Quando se considera o segmento como um todo, incluindo modelos médios e grandes, a posição do Duster é a 13ª.
Razões? A queda do Duster poderia ser atribuída à chegada do Captur. No entanto, o novo irmão também não vai bem.
Em junho, ele registrou apenas 854 emplacamentos.
Se, por um lado, ficou pela primeira vez à frente do Duster, por outro registrou ampla queda nas vendas.
Isso porque, em maio, os emplacamentos do Captur haviam ficado em torno de 1.400 unidades.
Além disso, as cerca de 850 unidades que vendeu em junho não são suficientes para justificar a ampla queda do Duster. O veterano, até abril, vinha registrando médias de 1.800 unidades vendidas.
GALERIA: OS SUVS MAIS FEIOS DO BRASIL
Honda WR-V
Listamos utilitários-esportivos (SUVs) da linha atual das montadoras, e alguns do passado recente, que não são conhecidos pela beleza. O novo Honda brasileiro causou polêmica já na primeira aparição, no fim do ano passado. As lanternas, que invadem o porta-malas em uma traseira quadrada demais, não provocam boa impressão.
Honda WR-V
Ao menos, a dianteira do carro é bonita.
Hyundai Tucson
Primeira geração do carro lançada no Brasil, em meados da década passada, nunca mudou de visual
Hyundai Tucson
Não é à toa que o estilo já está completamente datado. O carro ainda é encontrado em algumas concessionárias da Hyundai.
Renault Duster
O visual rústico poderia até agradar alguns consumidores do segmento
Renault
O problema é que as linhas não têm nenhuma harmonia
Mahindra SUV
Assim como a picape, o SUV nunca agradou nem pelo desenho, nem pela mecânica, nem pela dirigibilidade. Não durou muito no mercado brasileiro.
Chevrolet Tracker
O SUV mudou de visual no fim do ano passado, mas a traseira continua pouco atraente.
Chevrolet Tracker
Já a dianteira ficou bem bonita.
SsangYong Actyon
É praticamente um ícone dos SUVs feios.
SsangYong Actyon
Há alguns anos, a SsangYong deixou de vender carros no Brasil.
Hyundai Creta
A dianteira do novo SUV Hyundai o deixou com aspecto de carro um tanto antigo.
Hyundai Creta
Já a traseira é bastante agradável para os olhos. As linhas são bonitas.
Chery Tiggo
A primeira geração a vir ao Brasil, em 2009, de atraente não tinha nada
Chery Tiggo
Primeira geração tinha linhas bem quadradas.
Suzuki S-Cross
Aqui, o problema é a dianteira, que parece a de um carro de geração antiga.
Possível recuperação. Se mantiver a média diária de cerca de 35 unidades vendidas por dia, o Duster não ultrapassará os 800 exemplares vendidos no fim do mês.
No entanto, os dias 29 e 30 de junho foram bastante positivos para a indústria. Na soma dos dois dias, a média de vendas foi de 13 mil unidades, bem superior à de 8.575 registradas até o dia 28.
Com isso, o resultado do Duster pode melhorar um pouco. Já a posição no ranking é uma situação mais delicada, pois a tendência é de que os emplacamentos dos concorrentes também registre aumento.
CONFIRA OS DEZ SUVS MAIS VENDIDOS ATÉ O DIA 28
1 – Honda HR-V – 3.598 unidades
2 – Jeep Compass – 3.285
3 – Hyundai Creta – 3.100
4 – Ford EcoSport – 2.893
5 – Jeep Renegade – 2.473
6 – Nissan Kicks – 1.642
7 – Honda WR-V – 1.410
8 – Toyota SW4 – 1.040
9 – Hyundai ix35 – 950
10 – Renault Captur – 1.404