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e-tron é início de família elétrica na Audi
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e-tron é início de família elétrica na Audi

Audi e-tron chega ao Brasil no segundo semestre de 2019 com dois motores elétricos e até 402 cv de potência; Tesla e Jaguar I-Pace são rivais

José Antonio Leme, de São Francisco

18 de set, 2018 · 5 minutos de leitura.

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elétricos
Audi e-tron coleciona reclamações por falhas
Crédito:Audi/Divulgação
e-tron

Não foi coincidência a Audi ter escolhido São Francisco (EUA) para lançar seu primeiro carro elétrico, o SUV e-tron. Além de ser um grande polo de empresas de tecnologia, a cidade é uma das mais importantes da Califórnia. Nesta semana, o Estado anunciou que, a partir de 2040, passará a utilizar exclusivamente energia limpa.

Importado da Bélgica, o e-tron chega ao Brasil no início do segundo semestre. Ainda não há previsão de preço para o mercado nacional.

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Com espaço para cinco pessoas, o e-tron promete uma autonomia real  de  400 km,  de acordo com o novo padrão de medição europeu (WLTP) – que exige testes mais próximos do uso do consumidor normal. No caso dos testes de laboratório, a autonomia sobe para 500 km.

Para isso, o e-tron tem um pacote de baterias de  íons de lítio de 95 kWh,  divididas  em 36 pequenos módulos. Os componentes ficam fixados a uma estrutura de alumínio.

A carga completa leva até dez horas, caso dos EUA, com o carregador de 9,6 kW m Na Europa, com o de 11 kW,  será possível efetuar o processo em 8,5 horas.


Há ainda um carregador rápido (22 kW),  que faz a função em 4,5 horas. As baterias do carro também estão preparadas  para os carregadores ultrarrápidos, de 150 kW.  Eles são capazes de entregar 80% de carga em 30 minutos.

INOVAÇÃO

O e-tron traz algumas soluções inéditas para carros elétricos. A parte de baixo do SUV é fechada, para reduzir a turbulência. As aletas na grade frontal só se abrem se houver necessidade de resfriamento das baterias. Há ainda os retrovisores externos  virtuais, com as peças convencionais foram substituídas por câmeras.

Todas essas soluções ajudam a reduzir o consumo das baterias. Outra inovação é o sistema de freio regenerativo. Com ele, a Audi  promete regenerar até 30% da energia que seria desperdiçada.


FORÇA

O e-tron tem dois motores elétricos, um em cada eixo,  que servem para oferecer tração integral. O instalado no dianteiro entrega 125 kW e o traseiro, 140 kW. Combinados,  rendem 265 kW, o equivalente a 357 cv. O torque é de 57,2 mkgf.

Com a função overboost, chegam a 300 kW (cerca de 402 cv) e 67,7 mkgf.  O câmbio automático tem apenas uma marcha e a velocidade máxima é de 200 km/h, conforme a marca.

De série, o e-tron traz  suspensão a ar que pode ajustar a altura do carro em até 76 mm, painel virtual e  central multimídia com tela de  10,1”. Há um monitor menor, de 8,6”, para comandar outras funções do carro, como o sistema de ar-condicionado.


O sistema semiautônomo de condução, um dos opcionais, é de nível 2, como nos carros atuais. Em algumas situações, pode-se tirar as mãos do volante por dez segundos (nesse período, o carro dispensa o motorista). No Audi A8, o recurso já é de nível 3, mais inteligente.

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