Pioneiro entre os utilitários-esportivos derivados de carros de passeio compactos, o EcoSport ainda sobressai no segmento mesmo após a chegada de rivais como Renault Duster, Chevrolet Tracker, Lifan X60 e Chery Tiggo – o Hyundai Tucson também faz parte da categoria. Mérito de sua gama, mais ampla que a dos rivais, com variedade de opções de acabamento, motores e câmbio.
Com preços de R$ 62.990 até R$ 82.890, o utilitário traz propulsor 1.6 de até 115 cv ou 2.0, que gera 147 cv com etanol. Na linha de câmbios, há dois manuais, um com cinco e outro com seis velocidades, além do automatizado, que traz seis marchas e duas embreagens.
Continua depois do anúncioO motor 1.6 deixa a desejar, Este mesmo propulsor já tem versão mais forte, de 130 cv, usado nas linhas Fiesta e Focus. O 2.0 também já ganhou nova geração (no Focus), com injeção direta e até 178 cv.
Porém, o EcoSport é o único que traz, em versões intermediárias, controles eletrônicos de estabilidade e tração, item importante para modelos com centro de gravidade alto.
Por dentro o EcoSport vai bem de acabamento, mas mal de espaço, pois é apertado para quatro pessoas e tem porta-malas pequeno, com 362 litros.
Até 2016, o segmento ganhará reforços, como Jeep Renegade, Peugeot 2008, VW Taigun e o Renault Captur.
PRÓS
Itens exclusivos
Eco é o único que oferece controle de estabilidade e tem o câmbio automatizado de dupla embreagem.
CONTRAS
Espaço
Plataforma do Fiesta faz do jipinho apertado para quem vai atrás e com capacidade baixa no porta-malas.