A edição de 2015 da tradicional competição de carros antigos Mille Miglia tem início nesta quinta-feira (14) na cidade de Bréscia, na Itália. Na prova de regularidade, disputada desde 1927, mais de 438 entusiastas de automóveis vão lutar pelo primeiro lugar no pódio. O número de participantes é recorde. Leva a melhor quem completar primeiro o percurso de 1.600 quilômetros, ou mil milhas, que dá o nome à corrida.
Como manda a tradição, os competidores partem de Bréscia, passam por Roma e fazem o trajeto de volta. A chegada está marcada para o próximo domingo (17). Para os italianos, Mille Miglia é mais do que carros de corridas, pilotos, vencedores e perdedores. A competição é uma estilo de vida.
De acordo com o organizador do evento, Andrea Dalledone, os números de Mille Miglia dão uma dimensão da importância do evento. “São mais de 2 mil pessoas envolvidas na organização da corrida, 1.500 jornalistas credenciados de todo o mundo, quase 4 mil quartos de hotel reservado e mais de 200 municípios cruzados”, contabiliza.
A participação de pilotos foi maior do que o esperado. Tanto que o número de países participantes subiu de 38 para 44. Na lista estão Argentina e Brasil. Entre as marcas de carros inscritas aparecem Alfa Romeo e Jaguar, com 58 carros cada, seguidas por Lancia e Fiat, com 43 e 42, respectivamente. A Mercedes-Benz também terá com 42 automóveis. A Porsche larga com 36, a Aston Martin com 29, a Bugatti com 22 e Ferrari e Austin Healey com 21 cada uma. A lista completa inclui 73 montadoras de veículos.
Lista de espera
Não é fácil se inscrever para participar da Mille Miglia. Tanto que há uma lista de espera. Se ocorrer algum problema mecânico com um carro já inscrito, a organização da competição o substitui por outro, sempre da mesma marca ou modelo.
De acordo com os organizadores, a edição deste ano promete ser uma das mais acirradas. Todos os carros terão até um sistema eletrônico de identificação especial, chamado IDPlus.
Comemorações
A BMW festeja em 2015 os 75 anos da vitória dos pilotos Fritz Huschke von Hanstein e Walter Bäumer, a bordo de um BMW 328 Mille Miglia Touring Coupé. Para comemorar, a montadora alemã deslocou seis unidades do BMW 328i para o evento.
A Bentley também comemora os 85 anos de sua primeira participação na prova, ainda que tenha fracassado. Em 1930, os chamados “Bentley Boys”, Tim Birkin e Woolf Barnato, foram os primeiros motoristas britânicos a assumir o volante do modelo Birkin Blower.
Porém, o carro falhou e ambos culparam a má preparação. A marca volta à rota em 2015 com um modelo Bentley Blower de 1930, tentando contar com a sorte desta vez.
Confira a galeria de fotos da edição 2014: