Eis os novos Gol e Voyage

Modelos da Volkswagen recebem reestilização, ganham novo painel e motor 1.0 de três cilindros

Por 22 de fev, 2016 · 8m de leitura.
A linha 2017 de Gol e Voyage está chegando às lojas. Numa tentativa de recuperar o mercado perdido nos últimos anos, a Volkswagen promoveu uma nova reestilização dos modelos, além de troca de motor 1.0 e integração com smartphones.

Conectividade, a propósito, é o maior mote da nova linha. Dependendo da versão, Gol e Voyage agora podem “conversar” com aparelhos celulares que utilizam plataformas iOS (Apple), Android (Samsung) e MirrorLink (Sony e Samsung).

Os modelos adotaram o sistema App-Connect, da Volkswagen, o mesmo disponível no Fox desde o ano passado. A linha chega em três versões de acabamento: Trendline, Comfortline e Highline.


Dependendo da versão, o carro pode vir com tela sensível ao toque de 5 ou 6,3 polegadas, cada qual oferecendo um determinado nível de conectividade.

O sistema com tela de 5 polegadas é o Composition Touch. Permite espelhamento (reprodução da tela do celular no painel) de aparelhos que utilizam plataformas MirrorLink e Android, e está disponível para as versões Comfortline e Highline.

O sistema mais sofisticado é o Discover Media. Além da tela maior, ele integra-se também com aparelhos da plataforma iOS, da Apple, e vem com navegador GPS.


Ainda por dentro, a linha Gol e Voyage traz novo painel, de linhas mais horizontais. O quadro de instrumentos cresceu cerca de 30%, e as saídas de ar passaram a ser mais retangulares, no lugar das redondas do modelo anterior. O volante é semelhante ao do Golf.

Design. Externamente, o Gol mudou na frente e na traseira. Para-choques, faróis e grade são novos, assim como os para-lamas, que mudaram por causa do novo recorte dos faróis. As entradas de ar ficaram maiores, dando aspecto de robustez à dianteira. As laterais do para-choque, com vincos mais fortes, passam a impressão de que o modelo ficou mais largo. Na dianteira, o Voyage acompanha as mudanças.

Atrás, apenas o Gol muda. A traseira do hatch é inteiramente nova, o que inclui tampa com novos vincos, lanternas com relevos (semelhantes às do Polo europeu), para-choque e até a coluna traseira, que também recebeu um vinco.


Motores. Mecanicamente, a novidade é a chegada do motor 1.0 EA211, de três cilindros, o mesmo de Up! e Fox. Ele aposenta com vantagens o propulsor de quatro cilindros. É mais leve (tem bloco de alumínio), tem comando duplo variável e quatro válvulas por cilindro. Com isso, consegue ser mais potente e mais econômico que o motor anterior. São 82 cv, contra 76 cv (etanol). De acordo com a Volkswagen, com o novo propulsor o Gol ficou 10% mais econômico e 8% mais rápido. Para chegar a esses números, o câmbio também recebeu relações mais longas (até 10%, dependendo das marchas).

Além do 1.0 (disponível nas versões Trendline e Comfortline), Gol e Voyage oferecem também o 1.6 MSI de até 104 cv. A unidade 1.6 de 120 cv, que equipava o Gol Rallye, deixa de ser oferecido. Oficialmente, a Volkswagen não fala sobre o assunto, mas o mais provável é que futuramente o Gol receba o motor 1.0 turbo do Up! TSI.

Gol Connect. Para marcar o lançamento da linha 2017, a Volkswagen está apresentando a série Connect, pacote de itens oferecido na versão Comfortline. Além da pintura azul na carroceria, ele vem também com interior azulado. A cor está presente no friso que percorre o painel e em detalhes nos bancos. O Gol Connect vem equipado com o sistema Discover Media, com tela de 6,3 polegadas, navegador GPS e espelhamento de smartphones.


De série, a partir da versão básica o modelo vem com direção hidráulica, vidros elétricos nas portas da frente, travamento central e pneus “verdes”. O Gol ainda vem com lavador e desembaçador traseiro.

Essas mudanças ocorrem porque, embora o Gol ainda seja o carro mais vendido da Volkswagen, o modelo lançado em 1980 perdeu espaço para a concorrência. A razão é que o mercado mudou muito nesse período, e a montadora alemã não teve agilidade suficiente para acompanhar as alterações. “Deixamos de ser o carro do povo”, reconhece o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, o argentino Jorge Portugal, numa alusão ao significado da palavra Volkswagen (carro do povo, em alemão). “A Volkswagen ficou fria nos últimos anos”, diz o executivo. “Precisamos torná-la mais ousada, mais próxima dos clientes, e temos de ser mais ágeis para reagir às mudanças do mercado.”

Eis os preços:
Gol 1.0 Trendline: R$ 34.890
Gol 1.6 Trendline: R$ 40.190
Gol 1.0 Comfortline: R$ 42.690
Gol 1.6 Comfortline: R$ 47.490
Gol 1.6 I-Motion Comfortline: R$ 50.790
Gol 1.6 Highline: R$ 51.990
Gol 1.6 Highline I-Motion: R$ 55.290
Gol Connect 1.0: R$ 45.190
Gol Connect 1.6: R$ 49.990
Gol Connect 1.6 I-Motion: R$ 53.290


Voyage 1.0 Trendline: R$ 43.790
Voyage 1.6 Trendline: R$ 44.590
Voyage 1.0 Comfortline: R$ 46.490
Voyage 1.6 Comfortline: R$ 49.790
Voyage 1.6 Highline: R$ 55.290
Voyage 1.6 Highline I-Motion: R$ 58.590