Você está lendo...
Eleição dos EUA: Ford e GM parabenizam Biden pela vitória
Mercado

Eleição dos EUA: Ford e GM parabenizam Biden pela vitória

CEO da VW afirmou que pautas do democrata se alinham com a da montadora; Biden declarou que pretende investir em carros elétricos após eleição

Emily Nery, para o Jornal do Carro

10 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Biden Kamala
Após a vitória da chapa democrata de Joe Biden e Kamala Harris, algumas montadoras foram parabenizar o futuro governo
Crédito:Erin Schaff/The New York Times

Após as projeções da eleição apontarem Joe Biden como o 46º presidente dos EUA, a Ford e a GM se posicionaram para parabenizar o democrata. Anteriormente, o CEO da Volkswagen também já havia afirmado que o novo líder poderia melhor se alinhar com as estratégias de eletrificação da fabricante.

Assim que as agências de notícia confirmaram a eleição de Biden, o repórter da Reuters David Shepardson publicou postagens da Ford e da GM parabenizando o vencedor.

A Ford escreveu que espera “unir nosso País e seguir políticas que encorajem a produção e a sustentabilidade dos Estados Unidos”, bem como a levar “estabilidade à economia global”.

Publicidade


Em nota, a General Motors afirma: “estamos ansiosos para trabalhar na nova administração e com a entrada das novas políticas no Congresso que irão apoiar nossos clientes, concessionários e empregados, que ajudem a fortalecer nossa presença nos EUA e que avance nossa visão de um futuro todo elétrico de zero emissões”.


Não é novidade o declínio da cidade de Detroit. Há mais de 40 anos a cidade berço da indústria automotiva norte americana sofre do êxodo de fabricantes. A grave crise econômica de 2008 também foi culminante para o município pedir falência. Hoje, a GM reativou sua planta na cidade e a está desenvolvendo amplamente para construção somente de carros elétricos. Detroit, inclusive, está localizada no Michigan, um dos estados chave para eleição de Biden.

CEO da VW acredita que vitória de Biden será benéfica ao grupo

Em entrevista a Bloomberg na última quinta-feira, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, declarou que uma vitória do ex-vice presidente estaria de acordo com os objetivos a montadora. “Um programa democrata estaria mais alinhado com nossa estratégia mundial de combate à mudança climática para se tornar elétrico”, alegou.

A Volkswagen inaugurou uma fábrica para produção de carros elétricos no estado norte-americano do Tennessee. Ela também está construindo uma fábrica anexa para montagem de baterias elétricas. É nesta planta onde o novíssimo SUV elétrico I.D 4 é fabricado.


Futuro presidente quer desenvolver frota elétrica nos EUA

Joe Biden fala abertamente que irá apoiar a indústria automotiva a fim de focarem integralmente na produção de veículos elétricos. Além disso, ele já afirmou que quer ampliar de forma massiva os postos de carregamento para carros elétricos. Seu plano de governo promete investimento de US$ 400 bilhões em energia limpa e renovável.

Na noite de quarta-feira (4), o democrata já havia anunciado que os EUA voltariam ao Acordo de Paris, tratado que firma medidas de redução de emissão de gases poluentes a partir de 2020. O acordo foi assinado no governo de Barack Obama em 2015, mas o presidente Donald Trump retirou o País do pacto.   


Deixe sua opinião