LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Munique (Alemanha) – Olhe bem para a peça logo abaixo, o atual suporte do para-choque do esportivo BMW M6. Preste atenção em sua aparência: o componente é feito de fibra de carbono (o nome completo é plástico reforçado por fibra de carbono) e sua vantagem é pesar metade do equivalente de aço. A fibra de carbono é um dos principais pilares da BMW no desenvolvimento de seu novo carro elétrico, o Megacity Vehicle, que será lançado em 2013.
Esse modelo, que poderá ser mostrado nas Olimpíadas de Londres, em 2012, é tão importante para a fabricante alemã que uma sub-marca será criada para ele. Além disso, o Megacity dará origem a uma família de veículos, com diversos derivados.
Desenvolvido para grandes centros urbanos e com quatro lugares, ele combinará duas estruturas – uma de alumínio e outra de fibra. A primeira formará a base do carro, acomodando a bateria e suportando as suspensões.
A essa parte será colada a estrutura de fibra de carbono que é 30% mais leve que o alumínio, segundo a BMW. Ainda assim, o material é cinco vezes mais rígido que o aço, predominante em grande parte das carrocerias dos modelos atuais. Outras vantagens da fibra são a grande absorção de energia por suas tramas, o que reduz os impactos nos ocupantes, e o fato de não sofrer corrosão.
Seu reparo é mais fácil que o do aço. Basta, segundo os engenheiros da BMW, recortar a parte afetada e colar um remendo, por exemplo. Isso poderá ajudar a reduzir os preços dos seguros. O alto custo de produção é a principal desvantagem do material. O motor elétrico do Megacity terá potência de “mais de 100 kW (cerca de 136 cv)”, conforme a BMW. O sistema de recuperação de energia é outro ponto principal, capaz de aumentar a autonomia em até 20%. A tração do modelo será traseira.
Viagem feita a convite da BMW