O EX30 estreou com a difícil missão de dobrar as vendas da Volvo no País já em 2024. Isso significa que a marca sueca tem como objetivo fechar o ano com aproximadamente 16 mil veículos emplacados, uma vez que no ano passado foram quase 8.200 carros vendidos. Se vai mesmo alcançar esse resultado ainda é um mistério. Contudo, dá para dizer que o caminho parece promissor neste início.
Apesar de estar em pré-venda desde o ano passado, o EX30 desembarcou por aqui, de fato, no fim de maio. Ou seja, junho foi o primeiro mês cheio de vendas do modelo. E já trouxe recorde de emplacamentos para a montadora no Brasil. Com 666 carros, o EX30 ajudou a Volvo a totalizar 1.148 unidades comercializadas no mês passado. Isso representa um aumento de quase 8% sobre dezembro (1.066), quando a fabricante havia registrado seu melhor mês de vendas no País.
Mesmo com o recorde mensal de emplacamentos para a marca, as expectativas ainda não foram atingidas. Isso porque antes do lançamento, a Volvo declarou que esperava emplacar cerca de 1.000 unidades do EX30 por mês no mercado brasileiro. Além disso, a sueca vendeu 4.120 veículos no acumulado deste ano. Ou seja, será preciso comercializar quase 12 mil unidades até o fim de 2024, que dá uma média de 2 mil unidades ao mês. Será que a montadora vai alcançar essa meta?
Como é o Volvo EX30?
Com produção na China, o EX30 tem como objetivo consolidar a Volvo como referência em eletrificação no Brasil. Feito na plataforma elétrica Sustainable Experience Architecture (SEA), da chinesa Geely, o SUV tem 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 318 litros. Com design minimalista, o modelo não tem painel de instrumentos à frente do motorista. Assim, o acesso a todas as funções aparecem em uma tela central de 12,3 polegadas.
Todas as versões trazem motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 35 mkgf de torque máximo. Na configuração de entrada Core, que tem bateria de 51 kW e alcance de 250 km, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,7 segundos. As demais, com o pacote de autonomia estendida e bateria de 69 kW, cumprem a marca em 5,3 segundos. Nesse caso, o modelo pode rodar até 338 km, conforme dados do Inmetro. A velocidade máxima, contudo, é de 180 km/h em qualquer uma das versões.
A garantia total é de 3 anos ou 100 mil km, mas para a bateria é de 8 anos ou 160 mil km. Além disso, os três primeiros anos de manutenção estão inclusos na compra do carro. A primeira revisão ocorre em 24 meses ou 30 mil km, de acordo com informações da marca.
Veja os preços e versões
- Core Single Motor (51 kWh) – R$ 229.950
- Core Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 249.950
- Plus Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 277.950
- Ultra Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 293.950
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