Carros elétricos e híbridos plug-in (de carregamento na tomada) terão desconto na Alemanha. Com o objetivo de elevar as vendas de automóveis de propulsão alternativa, o governo alemão e as montadoras chegaram a um acordo que vai reduzir em 4 mil euros (cerca de R$ 16 mil) o preço dos elétricos e em 3 mil euros (R$ 12 mil) o valor dos híbridos.
Além dos incentivos aos compradores, governo e montadoras deverão também investir 300 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) na implantação de uma rede de recarga, entre 2017 e 2020.
As vendas de automóveis na Alemanha estão na casa de 3 milhões de unidades por ano, mas apenas pouco mais de 30 mil carros elétricos foram comercializados no país até hoje.
Continua depois do anúncioO bônus deve entrar em vigor já no mês que vem.
O valor investido no projeto, estimado em 1,2 bilhão de euros (R$ 4,8 bilhões), e rateado em partes iguais entre governo e fabricantes, é parte de um plano da chanceler alemã Angela Merkel, de criar subsídios para elevar a 1 milhão o número de carros elétricos rodando nas ruas até o fim desta década.
Resta saber se o objetivo será alcançado, já que, mesmo com os incentivos, veículos elétricos ainda serão significativamente mais caros que carros de propulsão convencional. O compacto BMW i3, por exemplo, custa a partir de 34.950 euros na Alemanha, mais caro que o 318i (30.500 euros), que é bem maior.
Adicionalmente, ainda resta a questão da “ansiedade da falta de carga”, que acompanha quem dirige automóveis puramente elétricos. Afinal, mesmo na Alemanha, os pontos de recarga ainda são restritos.