Você está lendo...
Elétricos terão rede de postos em estradas européias
Notícias

Elétricos terão rede de postos em estradas européias

BMW, Daimler, Ford e VW se unem para criar sistema tão rápido quanto abastecer com gasolina hoje em dia

29 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Elétricos terão rede de postos em estradas européias
Fabricantes reconheceram que baixa autonomia ainda restringe venda de elétricos na Europa

BMW, Daimler (dona da Mercedes-Benz), Ford e Volkswagen assinaram nesta terça-feira (29) um acordo que dará um forte impulso para o mercado de veículos elétricos na Europa. Juntas, estas montadoras pretendem criar uma poderosa rede de postos de abastecimento nas estradas do continente, possibilitando assim que os elétricos se tornem veículos viáveis em viagens de grande distância — a autonomia destes veículos ainda é insuficiente para este tipo de utilização.

Em comunicado as fabricantes prometeram desenvolver um novo e revolucionário sistema de recarga de elétricos, muito mais rápido diante dos atuais, que consomem horas, e tão prático quanto o reabastecimento de veículos a gasolina em postos convencionais hoje em dia. Na nota, assinada conjuntamente, as montadoras consideram que “este será um importante passo para facilitar a adoção em massa pelo mercado de veículos elétricos”.

Publicidade


A construção da rede de postos para elétricos está prevista para começar já no ano que vem, atingindo 400 locais em primeira fase e “milhares”, segundo a nota, até 2020. As fabricantes reconhecem que “o objetivo é possibilitar viagens de grandes distâncias por meio de uma rede aberta de estações de carga ao longo das rodovias e vias de tráfego mais importantes, o que não é possível para a maioria dos condutores de veículos elétricos até agora”.

A nova empresa responsável pela construção e operação dos postos terá participação de 25% de cada montadora, mas outras fabricantes de veículos serão convidadas a participar. O plano é que a rede de postos atenda todos os veículos elétricos do mercado, e não só aqueles das montadoras participantes do grupo.


Deixe sua opinião