Nícolas Borges
A busca das montadoras por mais segurança as faz investir não apenas em sistemas que interagem com o carro, como controles que analisam e atuam na tração, por exemplo. Já existem recursos que trabalham com a “peça” atrás do volante, também chamada de motorista.
Sistema da Mercedes-Benz envia alerta em caso de sonolência (Fotos: Divulgação)
Lançada no Brasil no ano passado, a nova geração do Mercedes-Benz Classe E oferece o Attention Assist. Essa tecnologia traz vários sensores que monitoram mais de 70 parâmetros. Entre eles, os movimentos do volante e dos pedais, além de dados como velocidade e acelerações lateral e longitudinal.
Todo esse conjunto de informações é comparado com um perfil do motorista, que o Attention Assist faz nos primeiros minutos de cada viagem, baseado no estilo de condução de quem está ao volante.
Se esses dados forem conflitantes, um alerta sonoro soa na cabine e uma mensagem aparece na tela do centro do quadro de instrumentos, bem na frente do condutor. O aviso pisca com o desenho de uma xícara de café, sugerindo uma pausa. O Attention Assist opera entre 80 km/h e 180 km/h.
Painel mostra funcionamento do Driver Alert, da Volvo
A Volvo também conta com um recurso semelhante. No XC60, por exemplo, que chegou ao País em 2009, há o Driver Alert Control (DAC). Uma câmera no para-brisas monitora a distância do carro para as faixas e avisa o motorista com um sinal sonoro, depois de cinco deslizes.
A montadora sueca acredita que essa tecnologia pode interferir em situações de distração, como ao falar no telefone celular.