Lançado no Brasil no mês passado, o novo Volkswagen Golf teve seu preço inicial, de R$ 67.990, bastante criticado. Porém, ao compará-lo a concorrentes nacionais e argentinos, que diferentemente do modelo alemão não recolhem 35% de imposto de importação, nota-se que esse valor não é assim tão alto. O Chevrolet Cruze Sport 6, que o novato desafia neste comparativo, tem tabela inicial apenas R$ 3.500 inferior – a R$ 64.490.
Leia também: VW investirá R$ 520 milhões para produzir novo Golf no Brasil
Linha 2014 do Chevrolet Cruze traz sistema MyLink
Comparativo: Focus Sedan x 408 x Civic x Corolla
As listas de equipamentos são compatíveis e o Golf traz conjunto mecânico, desempenho e acabamento superiores, além de muita tecnologia. Assim, o preço não impediu o triunfo do VW em seu comparativo de estreia no Jornal do Carro.
Na versão Highline manual, ele derrotou o Cruze Sport6 com ampla vantagem. De 70 pontos possíveis, o VW fez 58, ante 50 do concorrente (veja tabela abaixo).
A mais que o Cruze, o Golf traz sete air bags (são apenas dois no rival) e sensor de estacionamento. O Chevrolet contra-ataca com navegador GPS e rodas de 17”, ambos opcionais no VW. Os dois trazem direção elétrica, ar-condicionado digital, controle eletrônico de estabilidade e freios ABS, entre outros itens.
Uma grande vantagem do Golf é a lista de opcionais, que o Cruze LT manual não tem. Nela estão itens não disponíveis no rival, como bancos de couro, faróis de LEDs e sistema de auxílio ao estacionamento, entre muitos outros. O problema? Com pacote completo, o preço do VW vai a R$ 107.990.
RODANDO
A potência de 140 cv do 1.4 turbo a gasolina do Golf pode dar a impressão de que ele tem desempenho semelhante ao do 1.8 flexível, de até 144 cv, do Cruze. Engano. Em movimento, o carro alemão é muito superior.
Seu principal trunfo é o torque. São 25,5 mkgf disponíveis a apenas 1.500 rpm. O do Cruze, de 17,8 mkgf, é entregue em sua plenitude em rotação bem mais alta (3.800 rpm).
O resultado são acelerações e retomadas bem mais vigorosas para o VW, fazendo o Chevrolet parecer até um tanto lento. O câmbio do alemão é mais bem escalonado que o do Cruze, além de ter engates mais precisos.
Outra vantagem do Golf é a proteção acústica superior, que reduz o nível de ruído na cabine. E o Chevrolet apresenta mais vibrações no volante durante as acelerações.
Os dois trazem controle eletrônico de estabilidade, o que os deixam bem à mão em curvas e alta velocidade. Porém, as suspensões do Golf são mais bem acertadas, tornando-o um carro mais gostoso de guiar em qualquer situação.
1º VOLKSWAGEN GOLF HIGHLINE
Raio-X
Preço sugerido: R$ 67.990
Motor: 1.4 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 140 cv
Câmbio: manual, seis marchas
Confira ficha técnica completa
2º CHEVROLET CRUZE LT
Raio-X
Preço sugerido: R$ 64.490
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 144 cv (etanol)
Câmbio: manual, seis marchas
Confira ficha técnica completa
NOTAS
GOLF
Acabamento – 5
Câmbio – 4
Conforto – 4
Desempenho – 4
Equipamentos – 5
Ergonomia – 5
Espaço – 3
Estabilidade – 5
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 5
Porta-malas – 3
Preço – 2
Suspensão – 5
TOTAL – 58
CRUZE SPORT6
Acabamento – 4
Câmbio – 3
Conforto – 4
Desempenho – 3
Equipamentos – 3
Ergonomia – 4
Espaço – 4
Estabilidade – 4
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Motor – 3
Porta-malas – 4
Preço – 4
Suspensão – 3
TOTAL – 50
(Total de 70 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)