06/09/2011 - 5 minutos de leitura.

Em tira-teima, Punto vence Polo renovado

Há cerca de um ano o Fiat Punto ganhou motores E.torQ, o que garantiu sua vitória sobre o Volkswagen Polo em comparativo feito à época. Desta vez é o VW que traz mudanças. Além do retoque visual, há mais itens de série. Mas as mudanças não o ajudaram…

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Há cerca de um ano o Fiat Punto ganhou motores E.torQ, o que garantiu sua vitória sobre o Volkswagen Polo em comparativo feito à época. Desta vez é o VW que traz mudanças, após longos quatro anos sem alterações. Além do retoque visual, há mais itens de série – com aumento na tabela. Mas essas mudanças não foram suficientes para dar ao Polo a vitória neste tira-teima.

Fotos: Sérgio Castro/AE

Mais uma vez, o Punto se saiu melhor. O visual do Fiat vai mudar no próximo ano. A reestilização será inspirada no europeu Punto Evo.

Continua depois do anúncio

Equipado com motor 1.6 flexível de até 103 cv, o hatch VW ficou R$ 1.500 mais caro. Agora parte de R$ 44.390 na versão de entrada, a mais vendida. Essa configuração traz equipamentos como freios ABS e dois air bags, entre outros.


O Punto Essence vem com o propulsor 1.6 16V flexível de até 117 cv. Ele ficou mais barato em relação ao modelo que participou do comparativo em 2010 e tem tabela de R$ 42.690, redução de R$ 1,5 mil. Em contrapartida, perdeu o toca-CDs com leitor de MP3, que passou a ser opcional vendido a R$ 959.

Equivalentes no acabamento (as alterações nesse quesito foram mínimas no Polo, quase o mesmo desde 2007), os hatches equivalem-se em desempenho, com pequena vantagem para o Punto. O Fiat oferece melhor acerto de suspensão (mais equilibrada entre esportividade e conforto) e posição de dirigir. Seu motor, além de superior em potência, é mais suave em funcionamento.


O Volkswagen responde com a primorosa caixa de câmbio, que oferece engates perfeitos. Seu propulsor tem mais vivacidade no trânsito urbano.

Além do visual, a Volkswagen mexeu no Polo onde mais precisava: a lista de equipamentos de série. Na versão de entrada o hatch traz air bag duplo, freios ABS, sensores de estacionamento na traseira, ar-condicionado e toca-CDs com leitor de MP3 e entrada USB.


Mas peca em quesitos simples, como na oferta de vidros elétricos. Opcional, o item está em um pacote que inclui travas e retrovisores elétricos e chave tipo canivete, entre outros, a salgados R$ 3.960.

O Punto ficou mais em conta em relação ao ano passado, mas oferece menos de série e perdeu itens. Quem quiser freios ABS e air bag duplo (de série no Polo), pagará caro. Vendidos juntos por R$ 2.617, o cliente deve combiná-los a outro pacote, o que acrescenta R$ 425 (no mínimo), totalizando R$ 3.042.

No ranking de vendas o Punto dá um baile no Polo. O Fiat registra quase quatro vezes o número de unidades emplacadas do rival, conforme dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.


Nas cotações de seguro há pequena vantagem para o Volks, que se desfaz quando são comparados os preços de itens de manutenção, mais em conta para o Fiat.

As fotos foram feitas com a versão Sportline 1.6 do Polo.


Notícias relacionadas

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

Notícias

Novo Honda WR-V tem preço definido no Brasil; veja quanto será

OFERTAS 0KM
Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS