Emily Nery, para o Jornal do Carro

25/03/2021 - 4 minutos de leitura.

Embraer revela testes de seu ‘carro voador’ elétrico desenvolvido no Brasil

Primeiro eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Embraer promete ser autônomo e atuar como uma alternativa mais popular do que os helicópteros

Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo
Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo Crédito: Reprodução/Youtube Embraer
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Já te contamos sobre os projetos de carros voadores da Hyundai, da XPeng e também da GM. Porém, um dos precursores deste futurístico segmento é brasileiro: a Embraer mostrou testes em seu primeiro “carro voador”. Assim, o “drone gigante” brasileiro alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), sede da empresa.

Por trás do desenvolvimento do protótipo está a Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão voltada para mobilidade urbana da EmbraerX, que é o braço de pesquisa e inovação da empresa aeronáutica.

O projeto segue o mesmo conceito de carro voador adotado por empresas e montadoras estrangeiras, de eVTOL. Sua sigla indica um veículo elétrico que consegue pousar e decolar verticalmente.

Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo
Reprodução/Youtube Embraer

Desse modo, ele possui dez hélices movidas por motores elétricos. Além disso, a versão de produção poderá ganhar dois rotores para melhorar sua performance em voos de cruzeiro. Nesta primeira viagem, a aeronave não comportou passageiros e voou sob controle remoto.

Atualmente, a Eve está testando softwares que fazem a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um piloto no comando.

Aeronave será autônoma

Contudo, o objetivo para um segundo momento é que ele seja um meio de transporte totalmente autônomo. A ideia, portanto, é de que o modelo possa trabalhar como um carro de aplicativo, no qual basta o cliente pedir pelo smartphone que dentro de minutos o veículo o buscará.

Projeção de táxi-aéreo da Embraer
Reprodução/Youtube Embraer

A intenção é buscar uma alternativa mais barata aos helicópteros e repensar o conceito de tráfego aéreo urbano. Conforme o Jornal do Carro antecipou, algumas empresas estão investindo fortemente nesta área.

Se você achou o eVTOL muito parecido com o “táxi-aéreo” apresentado pela Uber, há uma explicação por trás. Em 2017, o antigo braço de mobilidade da empresa, o Uber Elevate, formou uma parceria com a EmbraerX para desenvolverem carros voadores elétricos. Posteriormente, durante o evento Uber Elevate Summit, a empresa brasileira revelou um desenho com o conceito da aeronave.

Todavia, a Uber vendeu sua divisão para a startup Joby Aviation e, como parte do plano, a gigante de mobilidade investirá mais de US$ 75 milhões na empresa de aviação. Por sua vez, a Joby não informou como lidará com os outros parceiros da Uber Elevate.

Veja o vídeo do carro voador da Embraer:



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais