A empresa chinesa Didi Chuxing, que presta serviços de transporte privado por aplicativo, ganhou a permissão para testar carros autônomos na Califórnia, nos EUA. Até hoje atuando apenas na China, a companhia tem a intenção de expandir seus negócios para o mercado americano.
A Didi é a terceira empresa do setor de transporte privado a conquistar o direito aos testes no estado californiano. As outras duas são a Uber e a Lyft.
Outras empresas chinesas de tecnologia também têm investido em pesquisas neste ramo. A companhia de buscas na internet Baidu, por exemplo, obteve a licença para os testes na Califórnia em 2016. Segundo o canal americano CNBC, a Alibaba e a Tencent também têm interesse no setor.
No início de maio, o CEO da Didi, Cheng Wei, revelou que a empresa fez uma parceria com 31 fabricantes de automóveis – incluindo a Volkswagen e o Grupo Renault-Nissan-Mitsubishi – para o desenvolvimento de veículos elétricos. Em 2028, a Didi pretende ter 10 milhões de carros do segmento em sua frota. Em 2017, a empresa tinha 260 mil elétricos.
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1º - Argentina: 138.596 unidades
A Argentina manteve em 2017 a posição de maior parceiro comercial do Brasil na área automotiva. O país enviou para cá 138.596 automóveis e comerciais leves, dos quais a picape Toyota Hilux "contribuiu" com 34.368 unidades.
2º - México: 48.286 unidades
O México foi o segundo país que mais enviou carros para o Brasil em 2017. Foram 48.286 unidades, entre os quais 4.401 Ford Fusion
3º - Alemanha: 14.942 unidades
A Alemanha aparece em terceiro lugar na lista, com 14.942 veículos, entre os quais o Porsche 911, com 207 unidades.
4º - Japão: 10.328 unidades
O Japão enviou 10.328 automóveis para o Brasil no ano passado, dos quais 2.405 híbridos Prius, da Toyota.
5º - Coreia do Sul: 8.452 unidades
A Coreia do Sul aparece na quinta posição, com 8.452 unidades enviadas ao Brasil, entre as quais 2.158 Hyundai Elantra.
6º - Uruguai: 5.288 unidades
Nosso vizinho do sul aparece na sexta posição, com 5.288 unidades, das quais 1.650 Kia Bongo.
7º - China: 4.149 unidades
A China vem na sétima posição, com 4.149 veículos, incluindo 1.093 unidades do JAC T40.
8º - Suécia: 3.492 unidades
Do país escandinavo vieram 3.492 automóveis, dois quais 528 Volvo XC90.
9º - Inglaterra: 3.066 unidades
A Inglaterra manda para cá modelos da Rolls-Royce, Land Rover, Jaguar, Aston Martin e Mini. É o caso do Countryman, que teve 347 unidades emplacadas no ano passado.
10º - Hungria: 2.608 unidades
A planta da Audi na Hungria foi responsável por fazer do país o décimo maior exportador de veículos para o Brasil em 2017. Lá são montados vários modelos, entre os quais o esportivo TT RS.
11º - França: 1.378 unidades
A França ficou na 11ª colocação, com 1.378 veículos. Entre os modelos que vêm de lá está o Peugeot 3008
12º - Estados Unidos: 1.034 unidades
Os Estados Unidos ficaram com a 12ª colocação. De lá, vieram 1.034 veículos, entre eles o Jeep Cherokee.
13º - Canadá: 425 unidades
Do Canadá vieram modelos como o Ford Edge.
14º - Itália: 95 unidades
A Itália aparece na 14ª colocação. O volume (95 unidades) é pequeno, mas os carros que vêm de lá têm alto valor, como é o caso de Lamborghini, Maserati e Ferrari. Da 488 GTB (foto), foram cinco unidades.
15º - Eslováquia: 28 unidades
A Eslováquia fecha a lista dos 15 países que mais exportaram para o Brasil em 2017. De lá vieram 28 unidades, entre as quais o Audi Q7.