A garrafas PET estão por toda parte, inclusive onde não deveriam estar, como rios, açudes e bueiros entupidos. Mas a empresa holandesa KWS Infra promete dar um destino mais amigável e útil para elas. A companhia criou a PlasticRoad, um conceito de estrada ou ciclovia todo feito de PET.
De acordo com a KWS Infra, o composto criado por eles pode durar até três vezes mais que o asfalto, por exemplo, e aguenta temperaturas entre -40 e 80º. Cada seção seria pré-fabricada e, em seguida, transportada para um local para a montagem.
A empresa alega que esta estratégia reduz o tempo de construção para apenas algumas semanas, ao invés de meses, como ocorre hoje. Cada segmento é construído para ter uma superfície sólida na parte superior e ser oco por baixo para passagem de tubulações e fiações.
Com isso, até mesmo a manutenção seria mais fácil, pois para consertar um vazamento, por exemplo, bastaria apenas desencaixar o segmento correspondente.
Representantes do governo de Rotterdam, na Holanda, já visitaram os laboratórios da KWS e esperam começar a usar a PlasticRoad em lugares específicos, como teste, em até três anos.