
O Encontro Paulista de Automóveis Antigos, que tradicionalmente ocorre em Águas de Lindoia, mudou-se para Campos do Jordão. Na 19ª edição do evento, de quinta-feira a domingo, carros, ônibus e caminhões clássicos subiram a serra e, entre os cerca de 500 modelos, alguns, como a Ferrari 225 S, de 1952, o Armstrong Hurricane 1948 e o Uirapuru 1966 são raros de ver mesmo nesse tipo de mostra.
Também marcaram presença o protótipo do GTB e um DeLorean, que se tornaram sonho de consumo entre os fãs de carros com mais de 40 anos. O Puma, com chassi número 001, deu origem ao modelo com motor Chevrolet de seis cilindros – os demais usavam mecânica Volkswagen.
Já o carro irlandês com portas do tipo “asas-de-gaivota” ficou famoso após participar de todos os episódios da franquia “De Volta para o Futuro”.
O encontro, na antiga estação ferroviária, no bairro Capivari, reuniu vários nacionais e importados. Do primeiro grupo, havia de Volkswagen Fusca e Kombi, Gordini e Ford Landau, a um belo exemplar azul da Simca Jangada.
A perua foi lançada no Brasil no fim de 1962, durante o Salão do Automóvel. Tem capacidade para seis pessoas e motor V8 a gasolina de 92 cv.
RECONHECIMENTO
Como ocorre tradicionalmente, houve premiações para os carros mais emblemáticos. Também foram comemorados os 50 anos da marca Puma e do Ford Mustang.
Concedido a um modelo escolhido pela família do antigomobilista que dá nome ao prêmio, o troféu Flavio Marx foi para o Hurricane 1948. O curioso é que, segundo o colecionador Wolmir Cardoso, de Praia Grande (SC), o Armstrong escapou por muito pouco de ser transformado em hot rod.
O troféu Fabio Steinbruch, que premia o melhor esportivo nacional, foi justamente para o Uirapuru de 1966. A unidade exposta no evento, cor verde, estava em excepcional estado de conservação.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Restaurador mostra raro Porsche 914
O título de melhor carro do evento foi para a Ferrari 225 S, que pertence a Antônio Ricardo Beira, colecionador da cidade de Campinas (SP). Foram produzidas apenas oito unidades do modelo e, até então, havia a confirmação da existência de quatro delas.
Após receber informações sobre o número de chassi do carro, a Ferrari enviou um engenheiro ao Brasil para confirmar a autenticidade do conversível, que foi enviado de volta à Itália para ser restaurado. O serviço foi feito pela fabricante de Maranello e levou um ano e meio para ser concluído.
FESTA
O número de visitantes não havia sido divulgado até o fechamento desta edição, mas, segundo os organizadores, a expectativa era de que cerca de 250 mil pessoas passassem pela área de exposições durante os quatro dias do evento.
Dos mais importantes encontros do calendário nacional, o próximo será em Araxá (MG). Trata-se do Brazil Classics Fiat Show 2014, marcado para ocorrer entre os dias 18 e 22 de junho.
ESPORTIVIDADE TUPINIQUIM
Produzido pela Brasinca nos anos 60, o 4200 GT, que ficou conhecido como Uirapuru, tem motor GM de seis cilindros em linha e três carburadores fornecidos pela inglesa SU. Foram fabricadas apenas 77 unidades e, segundo informações de colecionadores, sobraram menos de 20.



