Águas de Lindoia (SP) - O evento bienal realizado em Araxá (MG) pode até ser o mais pomposo do antigomobilismo brasileiro, mas em tamanho, o Encontro Paulista de Autos Antigos de Águas de Lindoia é imbatível. Organizada pela Sociedade Feminina de Autos Antigos e realizada no fim de semana passado, a 16ª edição reuniu mais de mil veículos, somando os cerca de 600 da exposição oficial, os 300 que estavam à venda e outra centena espalhada pelas ruas.
A qualidade andou junto com a quantidade, pois entre tantos carros, caminhões e até ônibus antigos, havia exemplares de alto valor histórico. Como bem exemplificam os grandes campeões do evento, o Mercedes-Benz 320 Mannheim Roadster 1938, eleito o “Best of Show”, e o Fúria GT 1971, escolhido como o melhor nacional. Veja os dois e outros destaques abaixo.
320 Roadster - Além da beleza, há outro bom motivo para este Mercedes-Benz de 1938 ter sido eleito o melhor do evento. Trata-se do único exemplar restante no mundo com esta carroceria, feita na fábrica de Sindelfingen, ã época, especializada em modelos sob encomenda
Maxwell - De 1917, foi o carro mais velho do encontro. A marca nasceu em Nova York (EUA), em 1904, se mudou para Indiana e, enfim, para Detroit. Morreu em 1925, sendo incorporada à Chrysler
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GMC - Este caminhão americano, de 1946, era um dos mais curiosos do evento, entre vários pesados. Ainda na ativa, se destaca pela cabine elevada, acima do motor - em inglês, cabin over engine
Roadmaster - Um dos nomes fortes da Buick. Exemplar acima é de 1949. Um ano antes, foi o primeiro carro de passeio a ter conversor de torque no câmbio Dynaflow, automático (Foto: Nícolas Borges/AE)
Volkswagen - Fusca alemão de 1952, chamou atenção por ‘contar’ a própria história em um papel no capô. Foi o 2º VW de Pirassununga (SP) e futura dona é um bebê de 9 meses (Foto: Nícolas Borges/AE)
Carabela - Feito na Argentina pela IKA em 1958, trata-se de um modelo da marca americana Kaiser. Em 1962 a produção foi encerrada. Propulsor é 3.7 de 6 cilindros, que desenvolve 117 cv de potência
Uirapuru - Com motor Chevrolet, é dos esportivos mais importantes produzidos no Brasil. O Brasinca feito em 1966 estava exposto ao lado de um simpático minicarro da época, que o imitava
Galaxie perua - Ford do Brasil teria feito em 1969, a partir do sedã, três peruas adaptadas para ambulância. Esta seria a única restante. Nem nos EUA o carro teve tal carroceria
Fúria GT - Melhor nacional do encontro é de 1971 e tem propulsor Alfa Romeo. Competiu também com motores BMW e Chevrolet. Nas ruas foi o Bianco, com motor VW a ar (Fotos: Larissa Costa/Divulgação)