
A próxima geração do Volkswagen Golf, programada para chegar em cinco anos, começa a ganhar forma com base em fontes ligadas à fábrica.
Por fora, o hatch terá a mesma linguagem visual do XL1, modelo de dois lugares extremamente econômico lançado recentemente pela marca e capaz de rodar 110 quilômetros com um litro de diesel. A base da nova geração será a plataforma modular da VW, a MQB.
A expectativa é que o novo projeto não ultrapasse 1100 kg. Entre as tecnologias previstas para tornar o Golf um automóvel adequado às normas de emissões de 2020 está o sistema de reaproveitamento da energia gerada pelas rodas dianteiras e um turbo eletrônico.
No Brasil, o Golf VII chegou no ano passado, após exibição no Salão de Frankfurt. Por aqui, o modelo usa um motor 1.4 turbo de 140 cv com 25,5 mkgf. A opção mais potente é a GTI. Ela usa injeção direta e transmissão automática DSG de seis velocidades Tiptronic acoplada a um motor de 220 cv.