Entenda as funções dos ângulos dos 4x4

Para enfrentar as trilhas off-road sem danificar os para-choques, os modelos 4x4 têm grandes ângulos de entrada, saída e de inclinação lateral, além da distância livre do solo mais elevada que a dos carros de passeio. Entenda suas funções.

Por 15 de out, 2012 · 4m de leitura.

MARCELO FENERICH

Para enfrentar as trilhas off-road sem danificar os para-choques nem a parte inferior, os modelos 4×4 têm grandes ângulos de entrada, saída e de inclinação lateral, além da distância livre do solo mais elevada que a dos carros de passeio. Essas características também ajudam a evitar que o veículo venha a tombar.


Esses números são informados no manual do proprietário e devem ser observados para saber até onde cada veículo pode ir. Outro dado importante é o ângulo de dorso, que varia de um modelo para outro, mas não é informado pela maioria das montadoras.

De acordo com o gerente do Centro de Prevenção de Acidentes, Dennys Riper, o ângulo de entrada, também chamado de ataque, é medido por uma linha reta que parte da área de contato do pneus com o solo e vai até o ponto inferior da extremidade do veículo, que normalmente é o para-choque. “Quanto menor for a carroceria à frente das rodas, maior o ângulo.”

Riper explica que o ângulo de saída, que indica a capacidade de entrar ou sair dos obstáculos sem encostar a traseira no solo, é medido da mesma forma. “Já a distância livre do solo indica a altura da parte mais baixa do carro em relação ao chão. Respeite também as indicações de inclinação. Caso ultrapassado, o jipe poderá tombar para o lado.”


O ângulo de dorso é o menor ângulo formado entre duas linhas que partem da tangente das rodas e se encontram num ponto entre os eixos. Há ainda o vão máximo: “Ele mostra capacidade de um veículo transpor trechos alagados. Recomendo que o nível da água não ultrapasse o centro das rodas.”

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)