Você está lendo...
Entenda como funciona o controlador ativo de velocidade
Notícias

Entenda como funciona o controlador ativo de velocidade

Vídeo produzido pela Ford mostra o princípio de funcionamento do controlador de velocidade adaptativo

20 de fev, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Entenda como funciona o controlador ativo de velocidade
O controlador de velocidade adaptativo mantém distância do carro à frente por meio de câmera e radar

Você já deve ter lido que tal carro vem com controle de velocidade adaptativo, certo? Não é uma tecnologia tão nova, mas ainda é cara, e por isso só está disponível em automóveis de luxo.

Mas, afinal, o que vem a ser isso? O termo original em inglês é adaptive cruise control, abreviado pela sigla ACC.

Publicidade


Quando se aciona o controlador de velocidade automático, ele mantém a velocidade do veículo, em retas, subidas e descidas. Até aí, nenhuma novidade. A diferença é que, além disso, ele é capaz de acompanhar o ritmo do trânsito, freando automaticamente caso o carro da frente diminua a velocidade.

Para deixar isso mais claro, a Ford produziu um vídeo para explicar como a tecnologia funciona.

O controlador de velocidade adaptativo é um passo importante rumo à condução semiautônoma, porque, além de permitir que o motorista tire o pé do acelerador na estrada, também possibilita que o condutor faça a mesma coisa no trânsito urbano, dispensando até mesmo o uso do freio, porque o carro para se o veículo da frente parar.


O sistema utiliza radar e câmera para fazer a varredura da pista e ajustar a velocidade do veículo de acordo com o fluxo. Por meio de teclas no volante, o motorista pode programar a velocidade e também a distância que quer manter do veículo à frente.

Se o tráfego estiver mais lento, o sistema freia automaticamente e pode chegar à parada total. No caso do Fusion, se o tráfego voltar a andar dentro de três segundos, ele continua a acelerar normalmente. Caso o carro permaneça parado além desse tempo, basta dar um toque no comando da direção ou pisar no acelerador para retornar à programação.

Além desse dispositivo, o Fusion e outros veículos de luxo já trazem outras tecnologias de assistência ao motorista, como frenagem autônoma, detecção de pedestres, permanência em faixa, monitoramente de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e detecção de cansaço.



Deixe sua opinião