A partir desta quarta-feira, 29 de março de 2017, o Jornal do Carro adota uma versão atualizada de sua tabela de notas. Em vez dos 16 critérios adotados até então, o quadro passa a ter 18. Entram os parâmetros Consumo, que usará dados divulgados pelo programa Conpet, do Inmetro, e Usabilidade, que avalia a facilidade de usar os sistemas disponíveis no veículo.
Além disso, cinco critérios agora têm peso dois. Os parâmetros que valem mais variam de acordo com o segmento automotivo avaliado. A escolha leva em conta o que é mais importante para o consumidor de cada tipo de modelo.
Neste primeiro comparativo com a tabela renovada, entre Toyota Corolla e Honda Civic, que são modelos da categoria de sedãs médios, valem dois pontos os critérios preço, conforto, acabamento, equipamentos e porta-malas (veja abaixo quais são os parâmetros com peso maior em cada segmento).
Outra alteração é em relação às notas. Como no modelo anterior, os carros continuam somando máximo de cinco pontos (1 é péssimo, 2 é ruim, 3 é regular, 4 é bom e 5 é muito bom). Porém, passamos a adotar meio ponto para diferenciar um modelo de outro. Se o Civic e o Corolla têm bons motores, por exemplo, essa nova ferramenta poderá ser usada para mostrar se um dos dois é melhor – nesse caso, o propulsor superior ganhará nota 4,5.
Com as alterações, a cada comparativo, um carro pode somar total de 115 pontos, ante os 80 máximos do modelo anterior.
CONFIRA OS CRITÉRIOS COM PESO DOIS EM CADA CATEGORIA:
HATCHES COMPACTOS DE ENTRADA
Preço, consumo, seguro, manutenção, ergonomia
HATCHES COMPACTOS PREMIUM
Preço, consumo, acabamento, equipamentos, estilo
HATCHES COMPACTOS ESPORTIVOS
Desempenho, equipamentos, estilo, ergonomia, estabilidade
SEDÃS COMPACTOS DE ENTRADA
Preço, consumo, seguro, manutenção, porta-malas
SEDÃS COMPACTOS PREMIUM
Preço, conforto, acabamento, equipamentos, porta-malas
PERUAS COMPACTAS
Preço, consumo, espaço, conforto, porta-malas
MONOVOLUMES COMPACTOS
Preço, consumo, espaço, conforto, ergonomia
PICAPES COMPACTAS
Preço, consumo, seguro, capacidade de carga (caçamba), suspensão
HATCHES MÉDIOS
Preço, acabamento, equipamentos, desempenho, estilo
HATCHES MÉDIOS PREMIUM
Desempenho, acabamento, equipamentos, ergonomia, estilo
SEDÃS MÉDIOS
Preço, conforto, acabamento, equipamentos, porta-malas
SEDÃS MÉDIOS PREMIUM
Desempenho, conforto, acabamento, equipamentos, porta-malas
PERUAS MÉDIAS
Preço, conforto, espaço, equipamentos, porta-malas
MINIVANS
Preço, conforto, espaço, equipamentos, porta-malas
VANS
Preço, espaço, conforto, equipamentos, porta-malas
SEDÃS MÉDIOS-GRANDES
Conforto, equipamentos, acabamento, porta-malas, desempenho
SEDÃS GRANDES
Conforto, equipamentos, acabamento, porta-malas, desempenho
PICAPES MÉDIAS
Preço, seguro, capacidade de carga (caçamba), suspensão, manutenção
UTILITÁRIOS-ESPORTIVOS COMPACTOS
Preço, conforto, espaço, equipamentos, porta-malas
UTILITÁRIOS-ESPORTIVOS MÉDIOS
Conforto, espaço, equipamentos, porta-malas, acabamento
UTILITÁRIOS-ESPORTIVOS MÉDIOS-GRANDES
Conforto, espaço, equipamentos, porta-malas, acabamento
UTILITÁRIOS-ESPORTIVOS GRANDES
Conforto, espaço, equipamentos, porta-malas, acabamento
JIPES
Preço, seguro, suspensão, manutenção, desempenho (off-road)
CARROS COM PREPARAÇÃO ESPORTIVA
Desempenho, equipamentos, estilo, ergonomia, estabilidade
CARROS ESPORTIVOS
Desempenho, equipamentos, estilo, ergonomia, estabilidade
O QUE SIGNIFICA CADA CRITÉRIO:
1 – ACABAMENTO – QUALIDADE DOS MATERIAIS USADOS NA CABINE E NO EXTERIOR; MONTAGEM DAS PEÇAS;
2 – CÂMBIO – MODERNIDADE, TECNOLOGIAS APLICADAS E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA;
3 – CONFORTO – QUALIDADE DA VIDA A BORDO DE MOTORISTA E OCUPANTES, INCLUINDO ITENS COMO BANCOS E VOLANTE, ALÉM DA PRESENÇA DE COMPONENTES PARA APRIMORAR A COMODIDADE;
4 – CONSUMO – BASEADO EM MÉDIAS DIVULGADAS PELO PROGRAMA CONPET;
5 – DESEMPENHO – COMPORTAMENTO DO CONJUNTO MECÂNICO EM DIVERSAS CONDIÇÕES DE USO (CIDADE, ESTRADAS OU OFF-ROAD, DEPENDENDO DO MODELO), LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PARÂMETROS COMO A CAPACIDADE DE ACELERAR E RETOMAR VELOCIDADE;
6 – EQUIPAMENTOS – QUANTIDADE E QUALIDADE DOS ITENS DE SÉRIE E OPCIONAIS;
7 – ERGONOMIA – POSIÇÃO E FORMATO DOS COMPONENTES DO CARRO, ESPECIALMENTE OS DA CABINE;
8 – ESPAÇO – ÁREA DESTINADA A MOTORISTA E PASSAGEIROS NA CABINE;
9 – ESTABILIDADE – COMPORTAMENTO DA CARROCERIA, DOS PNEUS E DA SUSPENSÃO EM ALTA VELOCIDADE, CURVAS E MUDANÇAS DE TRAJETÓRIA;
10 – ESTILO – HARMONIA DAS LINHAS DO INTERIOR E EXTERIOR;
11 – INSTRUMENTOS – FACILIDADE DE LEITURA E TECNOLOGIAS PRESENTES NO PAINEL DE INSTRUMENTOS;
12 – MANUTENÇÃO – PREÇO DAS TRÊS PRIMEIRAS REVISÕES;
13 – MOTOR – TECNOLOGIAS, MODERNIDADE E COMPORTAMENTO DO COMPONENTE;
14 – PORTA-MALAS – AMPLITUDE DO COMPARTIMENTO, FACILIDADE DE USO E CAPACIDADE DE ACOMODAÇÃO DE BAGAGENS;
15 – PREÇO – TABELA SUGERIDA PELA FABRICANTE;
16 – SEGURO – COTAÇÕES FEITAS EM CORRETORA DE SEGURO, COM PERFIL PADRÃO (HOMEM, CASADO, 40 ANOS, MORADOR DO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO);
17 – SUSPENSÃO – COMPORTAMENTO E TECNOLOGIAS EMPREGADAS NO SISTEMA;
18 – USABILIDADE – FACILIDADE E INTUITIVIDADE DE ACIONAR OS SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS NO VEÍCULO.