O controle eletrônico de estabilidade (mais conhecido pela sigla ESP, mas também chamado de ESC pela Volkswagen e VSA pela Honda) é um importante item de segurança. Ele controla a trajetória do carro por meio de sensores eletrônicos nas rodas. Quando o carro está prestes a sair do controle (quando, por exemplo, o motorista tenta fazer uma curva em velocidade muito alta), o sistema se antecipa e corrige a trajetória do carro, distribuindo o torque entre as rodas e aplicando os freios. Com isso, evita acidentes.
Por aqui, o recurso apareceu primeiro em modelos mais caros. Aos poucos, porém, sua oferta começa a se ampliar. O ESP já chegou a modelos compactos - dos quais o Toyota Etios é o único que o oferece desde a versão de entrada. Via de regra, apenas versões mais caras trazem o equipamento.
A partir de 2020, porém, o recurso será obrigatório em todos os novos carros lançados no País, a exemplo do que já ocorre com air bags e freios com sistema ABS.
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Veja quais são os modelos mais baratos equipados com ESP à venda no País. Foi indicada a primeira versão de cada gama a contar com o dispositivo, o que significa que as superiores também o possuem.
No caso dos Volkswagen Polo e Virtus, é preciso comprar um pacote, o Safety Pack, cujo valor já aparece embutido nos preços listados. Para o Uno, a Fiat coloca o item no pacote Comfort Plus, mas adquiri-lo obriga o consumidor a comprar outros dois pacotes, o Connect Plus e o Live On Plus, numa prática de venda casada que ainda sobrevive em algumas montadoras. O preço informado contempla os três pacotes.
Modelos mais baratos com ESP
Toyota Etios hatch X: R$ 48.400
Ford Ka SE Tecno 1.0: R$ 49.190
Volkswagen Polo 1.0 MSI: R$ 51.070
Fiat Uno Drive 1.0: R$ 52.770
Toyota Etios sedã X: R$ 53.240
Ford Ka+ SE Advanced 1.5: R$ 56.690
Volkswagen Polo 1.6 MSI: R$ 57.170
Honda Fit DX: R$ 59.300
Ford Fiesta SE Style 1.6: R$ 59.590
Fiat Argo Drive 1.3 GSR: R$ 59.990
Volkswagen Virtus 1.6: R$ 61.040
Fiat Cronos Drive 1.3 GSR: R$ 62.490