
Nesta primeira, consultamos especialistas que sugeriram opções, entre automóveis e comerciais leves, novos e usados, adequadas a quem precisa de espaço. Os carros foram agrupados por faixa de preço.
A lista inclui, por exemplo, modelos para quem tem crianças de até cinco anos, como a técnica em gestão Eliane Magno. Juntamente com o marido, o consultor Edson Silva, ela decidiu trocar seu Ford Fiesta, com sete anos de uso, por causa da vinda da segunda filha.“Não dá para gastar dinheiro e ficar infeliz”, diz Eliane, que, além de espaço, quer um carro na faixa de R$ 60 mil com itens como Isofix, sistema de fixação de cadeirinhas infantis.
Jovens. Não são só famílias que precisam de espaço. Solteiros que costumam viajar nos fins de semana com amigos e que usam o carro para levar carga também foram contemplados.
Após definir o orçamento, é preciso conhecer o perfil do usuário. “Deve-se considerar se a pessoa divide o veículo com alguém, sua idade e número de filhos, estatura dos motoristas e por aí vai”, diz o consultor Felipe Carvalho, que ajuda indecisos a trocar de carro, e é conhecido como o “Caçador de Carros”.
Membro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Francisco Satkunas diz que experiências anteriores valem muito. “Se o consumidor nunca teve problemas com uma determinada marca, a tendência é que continue nela na hora de trocar de carro.”
Os preços dos novos são os de tabela para as versões de entrada. Para os usados, a referência é a pesquisa publicada na tabela de usados, no Jornal do Carro impresso.








