Primeira da nova série de reportagens sobre qual carro comprar traz opções para quem precisa de espaço
30 de mar, 2016 · 4 minutos de leitura.
Publicidade
Para a maioria dos interessados em comprar um carro, o atual período exige racionalidade. Para ajudar na tarefa de escolher o novo veículo, nesta e nas próximas semanas, o Jornal do Carro trará uma série de reportagens sugerindo os modelos mais indicados conforme o tipo de necessidade e perfil do consumidor.
Nesta primeira, consultamos especialistas que sugeriram opções, entre automóveis e comerciais leves, novos e usados, adequadas a quem precisa de espaço. Os carros foram agrupados por faixa de preço.
A lista inclui, por exemplo, modelos para quem tem crianças de até cinco anos, como a técnica em gestão Eliane Magno. Juntamente com o marido, o consultor Edson Silva, ela decidiu trocar seu Ford Fiesta, com sete anos de uso, por causa da vinda da segunda filha.“Não dá para gastar dinheiro e ficar infeliz”, diz Eliane, que, além de espaço, quer um carro na faixa de R$ 60 mil com itens como Isofix, sistema de fixação de cadeirinhas infantis.
Publicidade
Jovens. Não são só famílias que precisam de espaço. Solteiros que costumam viajar nos fins de semana com amigos e que usam o carro para levar carga também foram contemplados.
Após definir o orçamento, é preciso conhecer o perfil do usuário. “Deve-se considerar se a pessoa divide o veículo com alguém, sua idade e número de filhos, estatura dos motoristas e por aí vai”, diz o consultor Felipe Carvalho, que ajuda indecisos a trocar de carro, e é conhecido como o “Caçador de Carros”.
Membro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Francisco Satkunas diz que experiências anteriores valem muito. “Se o consumidor nunca teve problemas com uma determinada marca, a tendência é que continue nela na hora de trocar de carro.”
Os preços dos novos são os de tabela para as versões de entrada. Para os usados, a referência é a pesquisa publicada na tabela de usados, no Jornal do Carro impresso.
1/9
Qual carro comprar?
FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOS
ATÉ R$ 50 MIL: NISSAN LIVINA
Embora não tenha sistema Isofix, a Nissan Livina acomoda bem cadeirinhas de bebê, tem ótimo espaço para as pernas de quem viaja atrás e porta-malas com 449 litros – a Grand Livina pode levar sete pessoas. A minivan já saiu de linha, mas uma 2014, ainda com garantia de fábrica, tem preço em torno dos R$ 42 mil (versão S)
2/9
Qual carro comprar?
FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOS
DE R$ 50 MIL A R$ 80 MIL: CHEVROLET SPIN
Com tabela de R$ 56.750, a Chevrolet Spin tem desenho um tanto controverso, mas oferece bom espaço. Pode vir com câmbio automático de seis marchas e, para famílias grandes, uma boa opção é a versão de sete lugares. Controlador de velocidade de cruzeiro e banco bipartido são itens interessantes. Falta sistema Isofix
3/9
Qual carro comprar?
FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOS MAIS DE R$ 80 MIL: VOLKSWAGEN GOLF VARIANT A mexicana Golf Variant parte de R$ 85.590, na versão Comfortline, tem conjunto mecânico moderno, incluindo o motor 1.4 de 140 cv, lista ampla de itens de segurança, como sistema Isofix de série, além de controles de tração e estabilidade. Há bom espaço para cinco ocupantes e porta-malas com capacidade de 605 litros
4/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE VIAJA COM AMIGOS ATÉ R$ 50 MIL: RENAULT DUSTER
O Renault Duster tem bom espaço interno para até cinco adultos e porta-malas com 475 litros de capacidade. Há muitos porta-trecos e porta-objetos, mas o acabamento simples é um ponto a considerar. O utilitário tem câmbio manual ou automático e tração 4x2 ou 4x4. Um Dynamique 2.0 automático, 2013, custa cerca de R$ 48 mil
5/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE VIAJA COM AMIGOS
DE R$ 50 MIL A R$ 80 MIL: RENAULT OROCH
Recém-lançada, a Renault Duster Oroch é interessante para quem precisa transportar com frequência objetos que não caberiam no porta-malas do Duster, por exemplo. Leva cinco, mas quatro viajam melhor. Tem motores 1.6 e 2.0 flexíveis, mas, por ora, só há câmbio manual – o automatizado está a caminho. A tabela parte de R$ 64 mil
6/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE VIAJA COM AMIGOS
MAIS DE R$ 80 MIL: FIAT TORO
Também novata, a Fiat Toro é da mesma categoria da Oroch. Tem versões flexível (só com câmbio automático) e a diesel – esta parte de R$ 93.900 e é indicada para quem costuma rodar muito. Entre os destaques está a tampa da caçamba bipartida, que se abre para os lados
7/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE USA O CARRO PARA TRABALHAR
ATÉ R$ 50 MIL: FIAT WEEKEND
Para os que precisam levar muita coisa a bordo, a Fiat Weekend é uma das opções mais interessantes. Seu espaço interno é bom, inclusive quando há eventuais caronas. O porta-malas (460 litros) é excelente pela facilidade de acesso pela tampa e por permitir a entrada de cargas altas. Uma Adventure 1.8 ano 2014 sai por cerca de R$ 46 mil
8/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE USA O CARRO PARA TRABALHAR DE R$ 50 MIL A R$ 80 MIL: VOLKSWAGEN SAVEIRO Com 924 litros de capacidade na caçamba da versão de cabine simples e 580 l na dupla, a VW Saveiro foi renovada recentemente, é a mais moderna e tem a melhor dirigibilidade do segmento. A cabine-dupla, que parte de R$ 56.270, é homologada para levar cinco pessoas
9/9
Qual carro comprar?
SOLTEIRO QUE USA O CARRO PARA TRABALHAR
MAIS DE R$ 80 MIL: FORD FOCUS
O Focus é opção para quem a imagem é parte importante do trabalho. Com vários itens de série, motor 2.0 de até 178 cv e câmbio automático de seis marchas, esse Ford zero-km parte de R$ 86.890