BYD Yangwang U9
BYD/Divulgação

Esportivo elétrico BYD Yangwang U9 pula buracos e dança; veja vídeo

Supercarro da BYD tem quatro motores elétricos com mais de 1.200 cv e sistema de suspensão hidráulico que permite diversas façanhas

Por Thais Villaça 13 de jan, 2025 · 4m de leitura.

Faz quase um ano que o BYD Yangwang U9 chegou ao mercado, mas suas habilidades continuam impressionando os entusiastas. Na última semana, a montadora divulgou um vídeo no qual o supercarro elétrico de R$ 1,4 milhão aparece pulando sobre diversos obstáculos, como buracos ou tachinhas espalhadas pela pista. 

Isso graças à suspensão Disus X com sistema hidráulico. No vídeo, o carro segue a 120 km/h até encontrar seu primeiro desafio: uma enorme cratera de 2,5 metros cheia de água. Quando se aproxima, a suspensão lança o veículo em um salto de mais de seis metros, de acordo com a BYD.

No obstáculo seguinte, o modelo precisa superar uma área repleta de tachinhas pontiagudas com 3,5 cm cada, que furariam qualquer pneu com facilidade. Assim como na situação anterior, o esportivo “plana” sobre os objetos sem grandes dificuldades. Confira as imagens:


BYD Yangwang U9 pode até dançar

Dessa forma, a linha premium da marca se destaca por oferecer recursos não vistos em outros carros, especialmente quando se fala em comercialização. Primeiro veio o SUV U8, que tem mais de 1.200 cv e pode flutuar na água – o Jornal do Carro já experimentou o modelo na China. Agora o U9 chama a atenção por sua capacidade de saltar, rodar em três rodas e até… dançar!

Recentemente um motorista acabou sendo multado por colocar seu esportivo para dançar, se movendo para frente e para trás enquanto uma multidão assistia. O problema é que a performance acabou bloqueando o trânsito, fazendo com que a polícia tivesse de intervir. Ou seja, a graça acabou rapidinho para o condutor exibido. Veja abaixo.


Mais detalhes do superesportivo elétrico

O BYD Yangwang U9 foi apresentado em fevereiro do ano passado, mas as primeiras entregas começaram somente seis meses depois, a partir de agosto. Na mecânica, traz quatro motores elétricos que entregam juntos impressionantes 1.287 cv e 171,4 mkgf. Desse modo, acelera até os 100 km/h em 2,36 segundos. A bateria tem 80 kWh, o que garante 465 km de autonomia conforme o ciclo chinês. 

Em termos de dimensões, o modelo tem 4,97 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,29 m de altura e 2,90 m de distância entre os eixos. O peso total é de 2.475 kg, pesado para um superesportivo. Sua arquitetura de 800V permite uma recarga de 30% a 80% em apenas 10 minutos em aparelhos rápidos. Além disso, traz a tecnologia dual charging, que permite colocar dois plugues de carregamento ao mesmo tempo.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD King: sedã hibrido plug-in quer ser o novo rei do segmento