A Toyota tem na manga um esportivo da gama GR (sigla da divisão esportiva Gazoo Racing) com motor elétrico. A informação foi confirmada pelo presidente da montadora japonesa, Akio Toyoda, neste fim de semana, durante a tradicional corrida 24 horas de Le Mans. No entanto, não se sabe ao certo se (e quando) o modelo chegará às ruas.
À revista inglesa Autocar, Toyoda confirmou que está pessoalmente envolvido no desenvolvimento do produto. O executivo conta que o elétrico de alto desempenho tem como destaque o conceito “divertido de dirigir”. A maior diferença entre o GR e outros veículos elétricos que a Toyota desenvolve é a capacidade de emitir ruídos, como em motores a combustão. Isso é possível “mesmo que não sinta o cheiro da gasolina”, enfatizou Toyoda.
De acordo com ele, “Há também uma transmissão manual (número de marchas não informado) e uma embreagem. Se você colocasse alguém no carro e pedisse para dirigir e adivinhar o trem de força, a pessoa provavelmente não seria capaz de dizer”, pondera. Isso quer dizer que o Toyota GR estaria em co-desenvolvimento com a Lexus, afinal, ambas perterncem ao mesmo grupo. A derivação de luxo da Toyota também trabalha na fabricação de uma transmissão manual simulada para veículos elétricos.
Explicação
Cabe explicar que não haverá, de fato, uma caixa de câmbio conectada ao motor elétrico. Neste caso, as configurações de torque do motor são ajustadas por software para simular as mudanças. Seja como for, há expectativa de que o novato tenha desempenho semelhante aos atuais modelos com motor a combustão. A lista inclui: GR86, GR Supra, GR Yaris e GR Corolla (que chegará em breve ao Brasil).
Embora a Toyota não tenha tanta proximidade com o desenvolvimento de veículos elétricos a bateria, o novo CEO da Toyota, Kōji Satō – assumiu o cargo em abril após passar por Lexus e GR – quer priorizar a produção de modelos com zero emissões. Já Toyoda apostava em motores a combustão com menores índices de emissões e ruídos
Além de não ter data específica de apresentação, não ficou claro se o GR terá forma de esportivo, hatch, ou se a marca pretende algo fora dos padrões. Toyoda, apenas, se limitou a dizer que trata-se de algo visualmente diferente da linha atual da empresa.
Cabe, todavia, recordar que a Toyota apresentou, em 2021, 15 novos carros-conceito totalmente elétricos para a imprensa. Dentre eles, havia um carro esportivo amarelo com teto targa e a marca GR (foto acima). Um indício, afinal, alguns daqueles protótipos já evoluíram para modelos de produção.