Uma das principais mostras de veículos do mundo, o Salão de Genebra, na Suíça abriu na quinta-feira e vai até o dia 18 com muitas estreias mundiais. Várias delas estarão em breve nas ruas brasileiras. Mas são sempre os esportivos – de marcas tradicionais e outras pouco conhecidas por aqui – o destaque.
Em nenhum outro salão há tantos esportivos de pequenas fabricantes. Um bom exemplo é o Roding Roadster (alto). Versão final do protótipo mostrado em 2010, tem motor 3.0 central-traseiro, da BMW, que gera 320 cv. Com 900 kg, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
Com o Agera R a Koenigsegg busca ser a produtora do mais rápido carro de produção – o modelo passa de 440 km/h. Para isso traz um V8 biturbo que gera 1.140 cv. São 25 cv a mais que o da versão 2010.
Dos esportivos “tradicionais”, brilharam o Lamborghini Aventador J – pedido único de um comprador especial, sem ar-condicionado nem teto -, o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse (com 1.215 cv), o Maserati Gran Turismo Sport, agora com 466 cv em seu V8 4.7, e o Lotus Evora GTE Carbon Fiber F1, que marca a chegada do finlandês Kimi Räikkonen à equipe de Fórmula 1. Além da Ferrari F12 Berlinetta, a principal atração da feira.
Entre os carros-conceito, a maioria é de um segmento que virou febre na indústria: crossovers. Entre os destaques está o Cross Coupé, da Volkswagen, que antecipa como será o próximo Tiguan. A Land Rover mostra a versão conversível do Evoque, que pode ser produzida em 2015. A Nissan exibe o Hi-Cross e a SsangYong, o XIV-2, que até agrada pelo visual.