Depois da aposentadoria de modelos como a Fiat Weekend e o fim da primeira geração da picape Strada, o mercado brasileiro tem menos modelos muito antigos ainda à venda. Mas outros carros se mantém firmes e fortes em linha, deixando para trás até alguns prováveis substitutos.
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É o caso do Volkswagen Gol, cuja geração atual data de 2006. O modelo passou por várias atualizações, ganhou novos motores e ainda vai bem nas vendas, mas ainda é o mesmo de 14 anos atrás. Isso não é de todo ruim, já que o Gol tem bom comportamento dinâmico e se manteve competitivo, mas fica para trás em segurança ativa. O hatch, bem como o sedã Voyage, não traz air bags laterais ou de cortina, nem controle de estabilidade.
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O fim do Gol chegou a ser cogitado após o lançamento do Up!, mais moderno, em 2014. No entanto, o conhecido hatch se manteve em linha. Tanto que agora quem corre risco de sair de linha é o próprio Up!.
Maior de idade
Embora a Fiat já tenha tirado de linha dois de seus modelos mais antigos, o Doblò continua, discretamente, à venda. O modelo foi lançado no Brasil em 2002 ainda na primeira geração, que se mantém em produção até hoje em Betim (MG). Na Europa, o furgão já está na seguna geração, lançada em 2010. O Doblò brasileiro também foi atualizado, mas ainda continua na primeira geração, com apenas uma versão à venda por R$ 95.890.
Há alguns outros modelos chegando aos 10 anos de mercado em 2020, como o Fiat Uno e a Volkswagen Amarok. A picape, aparentemente, está envelhecendo bem. O modelo já tem 10 anos de mercado praticamente sem mudanças visuais.