
Anteriormente dedicado a protótipos distantes da realidade, o Salão de Detroit mudou de perfil após a crise econômica que abalou os EUA em 2008. Embora tenha recuperado parte de sua importância, a mostra está mais “pé no chão”. A edição deste ano, que abre as portas ao público no próximo sábado, será dominada por novas gerações de carros que já existem e outros inéditos, mas todos “modelos reais”.
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Obviamente, os protótipos terão seu espaço, mas estarão muito próximos de veículos que em breve veremos nas ruas. Alguns deles inclusive no Brasil.
As donas da casa Chrysler, Ford e GM estão fazendo mistério sobre as atrações que levarão à feira. As “estrangeiras”, por sua vez, já começaram a antecipar suas estrelas do salão.
É o caso da Mercedes-Benz. Depois de revelar imagens do novo Classe C, a alemã divulgou detalhes do GLA 45 AMG, versão apimentada de seu novo (e menor) utilitário-esportivo.O jipinho tem motor 2.0 turbo de 355 cv. De acordo com dados da fábrica, ele leva 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h.Tanto GLA (na versão mais mansa) quanto o novo Classe C, que também estará em Detroit, serão feitos no Brasil.
E por falar em jipinho, o Compact Crossover antecipa como será a versão de produção do Audi Q1. O novo modelo chegará às lojas em 2016 e será cerca de 20 cm mais curto que o Q3.
Da Volvo, o XC Concept é apontado como protótipo que antecipa as linhas da próxima geração do XC90. O modelo conceitual foi desenvolvido sobre a nova plataforma feita em conjunto pela marca sueca e sua nova dona, a chinesa Geely.
A atração da japonesa Lexus será o RC F Coupé, que, segundo a marca, é o mais poderoso modelo V8 de sua história. O motor de 5 litros tem 460 cv e, de acordo com informações da fabricante, faz o cupê acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e o leva a 300 km/h.
Sua compatriota Infiniti, que pertence à Nissan e foi criada com foco no mercado dos EUA, mostra o protótipo Q50 Eau Rouge. Com estilo inusitado no teto e muitas partes de fibra de carbono, teve o desenho criado pela equipe Red Bull de F-1.