Agosto chegou trazendo alguns dos mais importantes lançamentos do ano no setor automotivo. A agitação do mês será intensa, especialmente por conta da terceira edição do Festival de Interlagos, evento que reúne experiências de condução, exposição e venda de carros que acabou se tornando uma espécie de substituto do Salão do Automóvel de São Paulo.
Por lá, além de surpresas de montadoras já estabelecidas no País, teremos a estreia de marcas chinesas no mercado brasileiro, como Omoda & Jaecoo e Neta, trio que ainda não começou suas operações por aqui. Mas teremos ainda uma nova versão da Ford Ranger e três modelos da BYD que já foram flagrados a caminho do festival, por exemplo.
Além disso, outros três carros também devem chegar às lojas em agosto: a nova geração do Peugeot 2008, o SUV elétrico Chevrolet Blazer EV e a Volkswagen Amarok reestilizada. Qual deles você está mais ansioso para conhecer?
Saiba mais sobre os principais lançamentos de agosto
Começando pela nova geração do Peugeot 2008, que chegará nas versões a combustão e elétrica – que já demos uma voltinha, aliás. Utilizando a plataforma CMP, a mesma do hatch 208, o modelo terá sua fabricação em El Palomar, na Argentina. Visualmente, destaque para a grade dianteira que exibe elementos tridimensionais e o conjunto óptico atualizado. Nas opções flex, o crossover virá com o conhecido 1.0 turbo de até 130 cv da Stellantis, enquanto o elétrico terá um motor dianteiro com bateria de 54 kWh que rende 158 cv.
Falando em elétricos, outro carro prestes a chegar às lojas é o Chevrolet Blazer EV, que vai substituir o Bolt (que saiu de linha) como carro eletrificado da marca. Em relação ao visual, o SUV tem linhas modernas, com design marcado principalmente pelos faróis de LEDs que se conectam à grade frontal também iluminada. Destaque também para as lanternas em formato de bumerangue. Virá apenas na versão esportiva RS, que tem sob o capô um motor de 345 cv. De acordo com o Inmetro, o alcance chega a 486 km.
Por fim, a tão aguardada renovação da Volkswagen Amarok também desembarca no Brasil em agosto. A picape média, que continua com produção em General Pacheco (Argentina), passou por uma reestilização profunda e tem visual que lembra o da Saveiro. Há faróis divididos pela grade dianteira, barra de LED logo abaixo do capô e um novo para-choque abriga as luzes inferiores e sensores de estacionamento. Além disso, a nova Amarok mantém o potente V6 3.0 turbodiesel de 258 cv, o que lhe confere o título de caminhonete mais potente da categoria. Sua estreia no Brasil será durante a Festa do Peão de Barretos, entre os dias 15 e 25 deste mês.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!