Notícias

Estudo no Spotify lista as músicas mais ouvidas no trânsito

Com base nos dados mundiais do aplicativo, empresa inglesa elencou as músicas mais ouvidas no trânsito diariamente; efeito terapêutico é provado

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

06 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

De acordo com dados, músicas podem influenciar diretamente no comportamento das pessoas no trânsito.
Crédito:Divulgação/Jeep

Já é comprovado cientificamente que ouvir músicas alivia a tensão e pode, até mesmo, ter efeitos terapêuticos. Inclusive, uma recente pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, mostrou que dirigir enquanto ouve música pode ter efeitos positivos no humor e no comportamento das pessoas no trânsito.

Nesse sentido, a corretora inglesa, Uswitch, realizou um estudo para descobrir quais são as principais músicas ouvidas no trânsito. E os resultados valem para qualquer tipo de meio de transporte, seja de bicicleta, ônibus ou carro.

A pesquisa utilizou o Spotify (aplicativo de streaming de músicas e podcasts) para analisar cerca de 45 mil faixas. Na avaliação, foram considerados, por exemplo, o número de aparições em uma média de 200 listas (ou playlists) e a quantidade de vezes que a mesma música aparece enquanto o app está conectado ao veículo.

O método utilizado pela Uswitch foi de estabelecer uma máxima de pontuação, que chega a 100. Assim, a pesquisa encontrou as músicas, artistas e álbuns mais populares, principalmente nas viagens diárias. Confira a lista a seguir.

Lista de músicas Spotify
Divulgação/Uswitch

Top 5: músicas virais no trânsito

Primeiramente, cabe dizer que, por ser uma pesquisa feita e publicada por uma empresa inglesa, a lista tem como parâmetro o ranking mundial - ou seja, não há músicas brasileiras. Entretanto, possui faixas muito conhecidas ao redor do mundo, inclusive por aqui.

O primeiro lugar da lista ficou para o cantor Ed Sheeran, com a música ''Bad Habits'', que traz um ritmo elétrico e acelerado. A faixa tem a pontuação máxima de 100/100 e esteve em mais de 22 listas. Logo em seguida, a medalha de prata fica para ''Don't Start Now'', da cantora Dua Lipa, que teve uma média de 99,997.

Já a terceira posição foi ocupada pela ''Good 4 U'', da novata Olivia Rodrigo - que virou febre mundial e quebrou recordes. Na lista, ela ficou com 99.995 de pontuação. Por fim, o quarto e quinto lugares ficaram, então, para ''Kiss Me More'', da cantora Doja Cat e SZA, e ''Someone You Loved'', de Lewis Capaldi.

O restante da lista ainda inclui artistas que estão no topo da fama, tais como The Weeknd, Billie Eilish, Justin Bieber, Panic! At The Disco e Walk The Moon. Entre eles, nenhum fez menos que 99.9.



Existem músicas perigosas para ouvir ao volante?

O Jornal do Carro divulgou, em 2018, uma pesquisa que revelou as cinco músicas mais perigosas para se ouvir no trânsito. Feita pela financeira inglesa de veículos, Moneybarn, a análise mostrou que essas faixas podem fazer o motorista dirigir de forma mais agressiva e até causar acidentes - no caso do condutor estar num dia ruim.

O estudo, no entanto, também levantou as mais ''seguras'' da lista, que, ao contrário, tendem a acalmar o motorista. A mais indicada para uma viagem tranquila foi ''Stairway to Heaven'', da banda britânica Led Zeppelin. Mas, curiosamente, menos de 30% das músicas mais tocadas foram consideradas seguras ao volante.

músicas
Foto: JF Diorio/Estadão
Continua depois do anúncio

As 5 músicas mais perigosas ao volante

  1. American Idiot - Green Day
  2. Party in the U.S.A. - Miley Cyrus
  3. Mr. Brightside - The Killers
  4. Don't Let Me Down - The Chainsmokers
  5. Born to Run - Bruce Springsteen

As 5 músicas mais seguras ao volante

  1. Stairway to Heaven - Led Zeppelin
  2. Under the Bridge - Red Hot Chili Peppers
  3. God?s Plan - Drake
  4. Africa - Toto
  5. Location - Khalid

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se