Você está lendo...
Estudo no Spotify lista as músicas mais ouvidas no trânsito
Notícias

Estudo no Spotify lista as músicas mais ouvidas no trânsito

Com base nos dados mundiais do aplicativo, empresa inglesa elencou as músicas mais ouvidas no trânsito diariamente; efeito terapêutico é provado

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

06 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

De acordo com dados, músicas podem influenciar diretamente no comportamento das pessoas no trânsito.
Crédito:Divulgação/Jeep

Já é comprovado cientificamente que ouvir músicas alivia a tensão e pode, até mesmo, ter efeitos terapêuticos. Inclusive, uma recente pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, mostrou que dirigir enquanto ouve música pode ter efeitos positivos no humor e no comportamento das pessoas no trânsito.

Nesse sentido, a corretora inglesa, Uswitch, realizou um estudo para descobrir quais são as principais músicas ouvidas no trânsito. E os resultados valem para qualquer tipo de meio de transporte, seja de bicicleta, ônibus ou carro.

A pesquisa utilizou o Spotify (aplicativo de streaming de músicas e podcasts) para analisar cerca de 45 mil faixas. Na avaliação, foram considerados, por exemplo, o número de aparições em uma média de 200 listas (ou playlists) e a quantidade de vezes que a mesma música aparece enquanto o app está conectado ao veículo.

Publicidade


O método utilizado pela Uswitch foi de estabelecer uma máxima de pontuação, que chega a 100. Assim, a pesquisa encontrou as músicas, artistas e álbuns mais populares, principalmente nas viagens diárias. Confira a lista a seguir.

Lista de músicas Spotify
Divulgação/Uswitch

Top 5: músicas virais no trânsito

Primeiramente, cabe dizer que, por ser uma pesquisa feita e publicada por uma empresa inglesa, a lista tem como parâmetro o ranking mundial – ou seja, não há músicas brasileiras. Entretanto, possui faixas muito conhecidas ao redor do mundo, inclusive por aqui.


O primeiro lugar da lista ficou para o cantor Ed Sheeran, com a música ”Bad Habits”, que traz um ritmo elétrico e acelerado. A faixa tem a pontuação máxima de 100/100 e esteve em mais de 22 listas. Logo em seguida, a medalha de prata fica para ”Don’t Start Now”, da cantora Dua Lipa, que teve uma média de 99,997.

Já a terceira posição foi ocupada pela ”Good 4 U”, da novata Olivia Rodrigo – que virou febre mundial e quebrou recordes. Na lista, ela ficou com 99.995 de pontuação. Por fim, o quarto e quinto lugares ficaram, então, para ”Kiss Me More”, da cantora Doja Cat e SZA, e ”Someone You Loved”, de Lewis Capaldi.

O restante da lista ainda inclui artistas que estão no topo da fama, tais como The Weeknd, Billie Eilish, Justin Bieber, Panic! At The Disco e Walk The Moon. Entre eles, nenhum fez menos que 99.9.




Existem músicas perigosas para ouvir ao volante?

O Jornal do Carro divulgou, em 2018, uma pesquisa que revelou as cinco músicas mais perigosas para se ouvir no trânsito. Feita pela financeira inglesa de veículos, Moneybarn, a análise mostrou que essas faixas podem fazer o motorista dirigir de forma mais agressiva e até causar acidentes – no caso do condutor estar num dia ruim.

O estudo, no entanto, também levantou as mais ”seguras” da lista, que, ao contrário, tendem a acalmar o motorista. A mais indicada para uma viagem tranquila foi ”Stairway to Heaven”, da banda britânica Led Zeppelin. Mas, curiosamente, menos de 30% das músicas mais tocadas foram consideradas seguras ao volante.

músicas
Foto: JF Diorio/Estadão

As 5 músicas mais perigosas ao volante

  1. American Idiot – Green Day
  2. Party in the U.S.A. – Miley Cyrus
  3. Mr. Brightside – The Killers
  4. Don’t Let Me Down – The Chainsmokers
  5. Born to Run – Bruce Springsteen

As 5 músicas mais seguras ao volante

  1. Stairway to Heaven – Led Zeppelin
  2. Under the Bridge – Red Hot Chili Peppers
  3. God’s Plan – Drake
  4. Africa – Toto
  5. Location – Khalid

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião