maconha
Foto: Toru Hanai/Reuters

Estudo sugere maconha como responsável por alta em acidentes nos EUA

Levantamento feito pelo IIHS relaciona aumento do número de acidentes em estados que legalizaram a maconha com o consumo da droga por motoristas

Por Redação 19 de out, 2018 · 2m de leitura.

Um estudo do Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos Estados Unidos (IIHS), está sugerindo uma relação entre a legalização da maconha e o aumento dos acidentes de trânsito nos estados onde a droga passou a ser permitida. A entidade analisou dados de acidentes de Colorado, Nevada, Oregon e Washington entre janeiro de 2012 e outubro de 2017 para realizar a pesquisa.

Os resultados mostraram que os acidentes de trânsito cresceram 6% nos quatro estados desde a legalização. Os dados da polícia mostraram alta de 5,2% nos acidentes.


No entanto, o IIHS cerificou que cada estado tem leis específicas para o consumo de maconha. Incluindo onde compram e onde podem consumir. Ainda assim, o instituto conclui que a legalização vem tendo efeitos negativos para a segurança viária.

Resultados ainda não são conclusivos

Em todo caso, ainda é difícil justificar diretamente a alta dos acidentes com a legalização da droga. “Muitos estados não incluem testes de drogas na investigação de acidentes. Por isso, os dados nem sempre são consistentes”, explica a entidade.

Mesmo quando os testes são feitos, os resultados não são conclusivos. Ao contrário do álcool, usuários da maconha podem reter o princípio ativo da droga, o THC, no organismo por vários dias após o consumo mais recente.