Você está lendo...
Estudo sugere maconha como responsável por alta em acidentes nos EUA
Notícias

Estudo sugere maconha como responsável por alta em acidentes nos EUA

Levantamento feito pelo IIHS relaciona aumento do número de acidentes em estados que legalizaram a maconha com o consumo da droga por motoristas

Redação

19 de out, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

maconha
Estudo ainda não tem resultados conclusivos, mas levanta possível ligação
Crédito:Foto: Toru Hanai/Reuters
maconha

Um estudo do Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos Estados Unidos (IIHS), está sugerindo uma relação entre a legalização da maconha e o aumento dos acidentes de trânsito nos estados onde a droga passou a ser permitida. A entidade analisou dados de acidentes de Colorado, Nevada, Oregon e Washington entre janeiro de 2012 e outubro de 2017 para realizar a pesquisa.

Os resultados mostraram que os acidentes de trânsito cresceram 6% nos quatro estados desde a legalização. Os dados da polícia mostraram alta de 5,2% nos acidentes.

Publicidade


No entanto, o IIHS cerificou que cada estado tem leis específicas para o consumo de maconha. Incluindo onde compram e onde podem consumir. Ainda assim, o instituto conclui que a legalização vem tendo efeitos negativos para a segurança viária.

Resultados ainda não são conclusivos

Em todo caso, ainda é difícil justificar diretamente a alta dos acidentes com a legalização da droga. “Muitos estados não incluem testes de drogas na investigação de acidentes. Por isso, os dados nem sempre são consistentes”, explica a entidade.

Mesmo quando os testes são feitos, os resultados não são conclusivos. Ao contrário do álcool, usuários da maconha podem reter o princípio ativo da droga, o THC, no organismo por vários dias após o consumo mais recente.


Deixe sua opinião