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Etios melhora com mudanças mecânicas
Avaliação

Etios melhora com mudanças mecânicas

Compacto da Toyota ganhou motores mais fortes, novos câmbios manual e automático e parte de R$ 43.990

20 de abr, 2016 · 8 minutos de leitura.

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 Etios melhora com mudanças mecânicas
Visual exterior do modelo, longe de agradar, não foi melhorado pela marca

A Toyota fez a maior mudança na gama do Etios desde seu lançamento, em 2012. Ela ainda não mexeu no controverso desenho externo, mas a cabine ganhou tecnologia, com um vistoso painel digital, e os motores 1.3 e 1.5, ambos flexíveis, passaram a ser nacionais e ganharam potência. Há também novas transmissões: uma manual de seis marchas e uma automática de quatro velocidades – a última, disponível para todas as versões, vem sendo muito aguardada pelo público do Etios, de acordo com a marca. A tabela parte de R$ 43.990 para a versão de entrada do hatch. O sedã começa em R$ 48.495.

O 1.3, que equipa apenas o Etios X hatch (manual e automático) ganhou saudáveis 8 cv, passando a 98 cv quando abastecido com etanol. O 1.5 foi a 107 cv, ante 96 cv da versão anterior. Os ganhos foram conseguidos graças a um novo cabeçote, com duplo comando variável, o mesmo usado nos motores do Corolla.

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Toda a gama traz de série itens importantes como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e trio elétrico, mas a XS adiciona sistema de som com comandos no volante e controlador de velocidade de cruzeiro na versão automática, enquanto a XLS traz central multimídia com espelhamento do conteúdo de celulares e bancos de couro.

Logo ao dar a partida, o novo painel digital, literalmente, salta aos olhos. As duas telas de TFT têm leitura simples e deixam no passado os problemas de visualização do modelo anterior. Uma delas é configurável nas versões XS e XLS e pode exibir um conta-giros, ou dados do computador de bordo. O único senão é a central multimídia da versão de topo, cuja tela reflete demais a luz solar e dificulta a visão em dias muito claros, ainda que o sistema seja bem simples de usar.

Rodando, percebe-se que as mudanças mecânicas fizeram muito bem ao Etios. O câmbio manual de seis marchas tornou hatch e sedã mais espertos nas saídas e mais silenciosos em velocidade de cruzeiro na estrada, graças à sexta marcha mais longa que a quinta do antigo câmbio. A mudança também contribuiu para reduzir o consumo, que ficou na casa dos 11 km/l de etanol registrados no computador de bordo em trecho rodoviário.


Com a inédita transmissão automática de quatro marchas, o hatch com motor 1.5 tem comportamento mais “calmo” em relação à versão manual. O câmbio tem suas limitações, mas casa bem com o propulsor flexível de 107 cv. As trocas são quase imperceptíveis e o sistema trabalha bastante para manter o rendimento compatível. Retomadas e acelerações são boas e o consumo praticamente não muda em relação ao modelo manual.

No entanto, a surpresa da gama é a versão X, com motor 1.3 e transmissão automática. Diferentemente do 1.5, que parece levemente anestesiado, o câmbio se dá muito bem com o motor menor. Esperto, o conjunto responde bem aos comandos do acelerador e não faz feio.

Em trecho urbano, a transmissão é extremamente suave e lida muito bem com os 98 cv do pequeno 1.3. Na estrada, há alguma indecisão em trechos sinuosos e em regimes médios, onde o câmbio oscila sucessivamente entre terceira e quarta, mas basta acelerar um pouco mais para o sistema “segurar” uma mesma relação. Em velocidade de cruzeiro na casa dos 120 km/h, a rotação ainda fica abaixo dos 3 mil giros, o que permite viagens silenciosas e com boa economia de combustível.


A Toyota também recalibrou suspensões e direção do Etios. Nas curvas, o modelo balança e inclina menos que os anteriores e passa mais segurança ao motorista. A direção elétrica poderia ter uma relação mais direta com as rodas, mas tem peso correto no 1.3. Com o motor 1.5, o sistema merecia mais peso em velocidades mais altas, reduzindo a necessidade de pequenas correções na trajetória quando em linha reta.

Os maiores pecados do Etios ainda estão nos detalhes. Ainda falta trava automática das portas, além de mimos como retrovisor interno eletrocrômico e sensores de luz, chuva e estacionamento, não disponíveis nem como opcionais e presentes em alguns concorrentes.

Veja abaixo todas as versões e preços do Etios 2017:


Etios X hatch 1.3 manual – R$ 43.990
Etios X hatch 1.3 automático – R$ 47.490
Etios XS hatch 1.5 manual – R$ 48.995
Etios XS hatch 1.5 automático – R$ 52.495
Etios XLS hatch 1.5 manual – R$ 53.895
Etios XLS hatch 1.5 automático – R$ 57.395
Etios Cross 1.5 manual – R$ 57.395
Etios Cross 1.5 automático – R$ 60.895
Etios sedã X 1.5 manual – R$ 48.495
Etios sedã X 1.5 automático – R$ 51.995
Etios sedã XS 1.5 manual – R$ 51.695
Etios sedã XS 1.5 automático – R$ 55.195
Etios sedã XLS 1.5 manual – R$ 56.795

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