O ano de 2019 não tem sido um mar de rosas para alguns carros veteranos do mercado brasileiro. Enquanto os rivais brilham, as vendas de modelos como Toyota Etios Sedan, Nissan March, Peugeot 208 e Citroën C3 (os três são hatches compactos), entre outros, não são animadoras.
Também estão nessa lista alguns sedãs médios. O hatch compacto Cronos, da Fiat, também perdeu um pouco de espaço no decorrer de 2019.
Etios Sedan e Cronos
A linha Toyota Etios foi reposicionada no ano passado, com a chegada do Yaris. Com isso, as versões mais caras saíram de cena.
O impacto nas vendas foi imediato. Com as mudanças, os emplacamentos passaram a cair. No caso do hatch, o desempenho é intermediário. Há carros na categoria em situação bem pior no ranking de vendas (leia mais abaixo).
Já o Etios Sedan vem tendo desempenho bem discreto. No segmento de sedãs compactos, sua atuação em vendas é próxima (mas ainda assim inferior) à do Cobalt. O Chevrolet deixou de ser promovido pela Chevrolet por causa da chegada do Onix Plus – e deve sair de linha em breve.
LEIA TAMBÉM
No acumulado de janeiro a setembro, o Etios Sedan soma 9.179 emplacamentos, ante os 9.952 do Cobalt.
O Etios Sedan está atrás também de outro sedã que há muito tempo não é promovido pela Fiat – e atualmente é voltado praticamente às vendas diretas. Trata-se do Siena, com 12.439 exemplares vendidos no mesmo período.
E por falar em Fiat, o Cronos não se encontra em um grande momento. Carro recente, lançado no ano passado, o sedã tem vendas bem inferiores à do principal rival, o Volkswagen Virtus.
Enquanto o VW soma 34.151 emplacamentos de janeiro a setembro, o Fiat tem 16.266. O Cronos está atrás também de outro lançamento de 2018, o Toyota Yaris Sedan (21.743).
Veja mais: carros que mudam ou saem de linha em breve
Hatches
Nissan March, Peugeot 208 e Citroën C3 estão perdendo espaço no maior segmento do Brasil. Boa parte dos hatches compactos está na lista dos 20 carros mais vendidos do País.
Enquanto isso, os três modelos não aparecem nem entre os 50 mais emplacados – considerando apenas automóveis e comerciais leves. Mais bem colocado do trio, o March, teve 5.053 emplacamentos no acumulado do ano e ocupa apenas a 62ª posição.
Enquanto isso, o 208 soma 4.405 unidades vendidas de janeiro a setembro e o C3, 2.499.
Vídeo da semana: Audi e-tron em detalhes – com Lucas Di Grassi
Sedãs médios
Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Esses são os modelos que ainda têm vendas relevantes no segmento de sedãs médios. Os demais estão sofrendo para conquistar a clientela brasileira.
De janeiro a setembro, o Nissan Sentra, por exemplo, soma 2.272 emplacamentos, ante 1.527 do Kia Cerato (que acaba de mudar de geração, algo que pode impulsionar suas vendas) e 1.387 do Citroën C4 Lounge.
Para comparação, o Corolla, líder de vendas do segmento, já tem mais de 40 mil unidades emplacadas no acumulado de janeiro a setembro.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).