O Estado norte-americano de Nevada pode se tornar o primeiro lugar do mundo a legalizar o trânsito de veículos sem motoristas. Executivos do Google, detentor da tecnologia de carros “autoguiados”, estão tentando chegar a um acordo com as autoridades locais.
Junto com a proposta, o site de buscas quer que seja aberta uma brecha nas leis que proíbem o uso de celulares para enviar e receber mensagens de texto ao volante. De acordo com o Google, somente no ano passado, os veículos conduzidos por robôs percorreram mais de 225 mil km pelas estradas da Califórnia.
Ainda segundo a empresa, um engenheiro do Google chegou a rodar mais de 1.600 quilômetros sem colocar a mão no volante, testando no dia a dia equipamentos do projeto.
Como não há nada na lei que autorize o trânsito de modelos que utilizam sistemas de inteligência artificial, os veículos “autoguiados” são proibidos nas ruas. Vale lembrar também que não foi comprovada a segurança desse sistema. Questões como responsabilidade em caso de acidente são outros obstáculos à proposta do Google.
Os carros experimentais (seis Toyota Prius e um Audi TT) foram tripulados por um motorista e um acompanhante, que monitorava os instrumentos instalados no veículo.