Vinte montadoras e dois órgãos de segurança relacionados ao trânsito nos Estados Unidos assinaram um acordo para que todos os carros novos vendidos no país até 2022 estejam equipados de série com o sistema de frenagem automática de emergência.
O NHTSA, órgão responsável pelo trânsito nos EUA, e o IIHS, que também rege a segurança nas vias, dizem que esse acordo agiliza o processo. De acordo com os órgãos, por meio uma lei, a frenagem automática de série levaria pelo menos três anos a mais para ser implementada. De acordo com um estudo do IIHS, nesses três anos, serão evitados até 28 mil colisões e 12 mil vítimas de acidentes.
As marcas que assinaram o acordo são Audi, BMW, Fiat-Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Maserati, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo.
Como funciona. Esse sistema foi apresentado inicialmente pela Volvo, no S60. Há um radar que fica na grade do carro e “lê” os obstáculos à frente – inclusive pedestreas -, considerando a velocidade do veículo.
Se o sistema “percebe” que a aproximação é muito rápida, ele avisa o motorista para frear com um sinal de luz e sonoro. Se não houver reação, ele aplica força aos freios.