Você está lendo...
Europa vai tirar Wi-Fi e colocar 5G nos carros
Notícias

Europa vai tirar Wi-Fi e colocar 5G nos carros

Internet 5G é preferida de montadoras, mas Wi-Fi tem lobby pesado. 5G pode ser mais longevo e adaptável a mais situações

Redação

09 de abr, 2019 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

internet
Internet a bordo vai melhorar uso de sistemas de navegação e entretenimento
Crédito:Foto: BMW/Divulgação
internet

Um comitê de legisladores da Europa rejeitou uma proposta de incentivo ao uso de tecnologia Wi-Fi para conexão à internet nos veículos. Em vez disso, os carros deverão ser equipados com padrões de tecnologia 5G de internet móvel de banda larga.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Publicidade


Se o Wi-Fi se tornasse padrão, marcas como Volkswagen e Renault poderiam ser privilegiadas pela decisão. Os grupos Daimler, Ford e PSA vem investindo na internet móvel em seus carros. À favor do 5G também está a indústria de telecomunicações europeia. Uma cláusula nos contratos exige que novas tecnologias não conflitem com atuais, o que poderia atrasar a evolução de sistemas importantes.

Finlândia, Espanha e o chefe de digital do comitê da União Europeia, Andrus Ansip, foram contra a cláusula. O parlamento europeu vai votar em 17 de abril para decidir qual padrão será usado. A maioria decidirá o pleito.

5G é a internet preferida

Algumas fabricantes já saíram em defesa do 5G. A BMW afirma que a tecnologia móvel deverá resistir melhor às evoluções antes de precisar passar por mudanças profundas. Além disso, tem mais aplicações, como no sistema multimídia, monitoramento de tráfego e navegação.


Deixe sua opinião